Artigos e Publicações

A casa dos sonhos

A casa dos sonhos

Publicado em 07/01/2020

Escritório Andersen Ballão completa 10 anos de instalação em prédio histórico do bairro São Francisco


No início da década de 60, um garoto curioso transitava despreocupado pelas ruas do bairro São Francisco, em Curitiba, com aquele olhar próprio de quem desvenda o mundo. Uma das paisagens que mais chamava a atenção do menino naquela região era uma linda e ampla casa localizada na Avenida Jaime Reis. Que sonho seria para ele habitar aquele lugar. Mal sabia o jovem que, mais de 40 anos depois, aquela residência tão admirada se tornaria o seu local de trabalho: a sede do Escritório Andersen Ballão Advocacia.

Foi em 2003 que aquele menino, hoje sócio fundador do Escritório Andersen Ballão, conseguiu realizar o seu sonho de adquirir o prédio da Jaime Reis. “Já em 99 eu passava pela casa e lembrava da minha infância. Via que o local precisava de cuidados e desejava me dedicar a isso”, relata Wilson José Andersen Ballão. Após quatro anos de negociações com a família Calluf, então proprietária do imóvel, a concretização da compra se deu. “Depois da aquisição, foram necessárias muitas reformas. Mas valeu a pena. Temos um carinho enorme pelo lugar”, conta o advogado.

É notável que a relação de Wilson Ballão com o prédio onde está localizada a sua empresa é antiga, mas não tanto quanto a própria residência. Segundo Munira Calluf, antiga moradora da casa, o imóvel foi construído em 1948 por um arquiteto ítalo-austríaco de sobrenome Dominique. Munira destaca que, já naquela época, a beleza do local chamava atenção. “Antes de ser habitada, a moradia foi aberta para visitação durante três meses para a admiração de todos”, conta Munira. Wilson Ballão complementa: “o imóvel marcou uma época da cidade de Curitiba e, por isso, hoje ele tem um valor não apenas histórico para nós, mas – sobretudo – sentimental”.

Além da arquitetura do local, o arquiteto Dominique desenhou vários dos móveis que até hoje ornamentam a casa. O lustre de 32 braços presente na sala de reuniões do escritório é um desses objetos. Dois dos tapetes do local e um espelho que está no mesmo cômodo também. “Um dia mexemos neste espelho e percebemos que nele estava registrada a data de confecção: 1947”, relata Ballão.

Ainda hoje, a suntuosa casa do escritório Andersen Ballão é visitada por curiosos. São estudantes de arquitetura e jornalistas de revistas especializadas que fazem questão de contemplar o local e registrar a maneira cuidadosa como o prédio tem sido preservado para as gerações futuras.

E para comemorar os 10 anos de permanência do escritório Andersen Ballão no local – completados no último dia 22 de abril – uma ampla reforma está sendo feita no jardim do imóvel. “Vamos continuar zelando com apreço pelo prédio, pois sabemos que ele exemplifica um modelo de arquitetura típico da capital paranaense”, reforça Wilson Ballão.

Matérias Relacionadas

Webinar sobre privacidade de dados traz casos reais e mostra…

A Andersen Ballão Advocacia promoveu no dia 27 de fevereiro, o Webinar sobre proteção de dados. O evento é o primeiro da Série “ABA Privacy…

Leia mais

Investimentos públicos e privados dão novo fôlego à Cultura

Depois dos desafios dos últimos anos, a cultura está retornando ao centro das atenções, com investimentos tanto públicos quanto privados A cultura, que sempre foi…

Leia mais

Ombudsman da ABA quer dar ainda mais agilidade ao trabalho…

A ideia da atuação do ombudsman é fazer a ponte entre o advogado e o cliente quando necessário Objetivando um atendimento ainda mais personalizado e…

Leia mais