
Esforços da ABA rendem prêmio do TRT ao OGMO/Paranaguá
Publicado em 07/01/2020
A mitigação do passivo trabalhista por meio de soluções conciliatórias tem sido o grande foco da atuação da Andersen Ballão Advocacia nos processos ajuizados por trabalhadores portuários avulsos em face do Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalhador Portuário e Avulso do Porto Organizado de Paranaguá (OGMO/Paranaguá).
Graças ao empenho dos advogados do Departamento Trabalhista da ABA, o OGMO/Paranaguá alcançou o 1º lugar (Lançamento) na V Semana Nacional de Conciliação, promovida pela Vice-Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região.
O símbolo do programa “Semeador da Conciliação” reúne a araucária, a gralha azul e o pinhão, indicando um círculo virtuoso. “Vê-se que o conceito do programa está imensamente ligado à história do Paraná”, analisa a coordenadora do escritório da ABA em Paranaguá, Silvana Aparecida Alves. “O OGMO/Paranaguá, pelo histórico de mitigação de passivo processual trabalhista que já vem trilhando, aceitou a orientação da Andersen Ballão para participar do programa”, ela explica.
Resultados
Durante a V Semana Nacional de Conciliação (realizada de 27 a 31 de maio), o OGMO/Paranaguá liberou 296 processos do seu acervo processual, celebrando acordo em 173 processos, ou seja, alcançou um patamar de quase 60% de conciliação.
Agora, o OGMO e demais participantes concorrem aos demais selos do programa, de bronze, prata e ouro.
Esse é o resultado da busca pela resolução conciliatória que vem ocorrendo desde o início de 2018, ano em que foram conciliados cerca de 580 processos em trâmite nas Varas do Trabalho de Paranaguá, no TRT 9ª Região e no TST, o que reduziu consideravelmente o passivo trabalhista do OGMO/Paranaguá.
Graças ao comprometimento profundo com seus clientes, a Andersen Ballão Advocacia busca, sempre que possível, a solução conciliada, agregada às bases jurídicas que respaldam o sistema. A mitigação do passivo trabalhista permite maior aprofundamento nos temas de relevância jurídica portuária.
A ABA, em especial o Departamento Trabalhista-Filial Paranaguá, está imensamente orgulhosa por contribuir para a conquista do Selo Semeador da Conciliação pelo OGMO/Paranaguá e empreenderá esforços para atingir os índices do programa anual.
Matérias Relacionadas

Novas gerações impulsionam a filantropia empresarial
Lideranças mais atentas à sustentabilidade e à equidade social impactarão positivamente o investimento social privado A 4ª edição da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto…
Leia mais
Impacto operacional do IBS e CBS exige preparo das empresas
Fase ‘teste’ começa em 2026, mas ajustes de sistemas poderão ser feitos a partir do final de 2025 A fase de transição da Reforma Tributária…
Leia mais
Justiça reconhece direito de redução de jornada para pais que…
Empresas devem zelar pela adequação da rotina do trabalhador Conciliar responsabilidades profissionais com os cuidados exigidos por filhos com deficiência é um desafio que vai…
Leia mais