Andersen Ballão Advocacia

Home > Notícias

Notícias arbitragem

Forças do destino são tema de concerto da Orquestra Sinfônica em setembro

Espetáculo com apoio do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná traz obras de Beethoven e Verdi.

Em mais uma atividade de fomento e apoio à cultura, o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) segue em sua programação no mês de setembro, com uma atração imperdível para amantes da música.

Dentro da edição dos Clássicos Universais, a orquestra traz dia 22 de setembro, às 10h30, o concerto “Forças do Destino”, com obras de Beethoven e Verdi.

Realizado no Centro Cultural Teatro Guaíra, a preços populares e com uma abertura pedagógica que destaca a importância do repertório escolhido, o concerto ganha seu título por conta do eixo temático, já que a inspiração por trás das duas obras é a mesma: o Destino.

A “Quinta Sinfonia” ou “Sinfonia do Destino”, obra-ícone de Beethoven, foi composta em meio ao confronto do compositor com a surdez progressiva. Os primeiros acordes são tão conhecidos! Foram usados tantas vezes em filmes, anúncios publicitários e toques de celular que o restante da obra acaba sendo pouco comentado. Esse será o momento de corrigir isso.

Outra obra importante de Beethoven, o “Concerto para piano nº 4”, também será apresentada durante o espetáculo. Construída em sol maior e explorando o virtuosismo do solista, será um bom equilíbrio à densidade orquestral da Quinta Sinfonia.

A segunda parte do concerto traz a abertura de “La Forza del Destino”, ópera de Giuseppe Verdi (1860) baseada em uma adaptação do romance espanhol “Don Alvaro”, feita pelo libretista Francesco Maria Piave. Na trama, a vida de três personagens é marcada pelo poder do destino.

“Essa é uma oportunidade única de conhecer a forma como dois dos maiores expoentes da música abordaram uma das questões filosóficas de mais profunda importância”, explica a advogada Marcella Souza, coordenadora do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da ABA.

A série Clássicos Universais é uma realização do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná com o Centro Cultural Teatro Guaíra e o Governo do Estado, com patrocínio do Grupo Positivo, que realiza um concerto exclusivo para pais e alunos no dia 21. O IAOSP é presidido por Wilson J. Andersen Ballão, sócio-fundador da ABA.

O encanto de Chaplin

Em agosto, a Orquestra Sinfônica apresentou no Teatro Positivo o filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, com trilha sonora orquestrada ao vivo. A plateia reuniu quase 1,6 mil pessoas, encantadas com a obra-prima do cineasta

tags