Artigos e Publicações

Sócio do German Desk defende tese na Alemanha

Sócio do German Desk defende tese na Alemanha

Publicado em 07/01/2020

Doutorado na área do Direito Empresarial foi concluído na Universidade de Hamburgo

O último dia 23 de novembro foi significativo para o sócio do Departamento Societário da Andersen Ballão, Ivens Hübert. Na Universidade de Hamburgo, o advogado defendeu a sua tese de Doutorado com êxito. Para vencer essa etapa, dois assuntos de expressiva relevância para o Direito Empresarial foram pesquisados a fundo por Ivens em sua especialização.

O sócio da ABA explica que, na Alemanha, os temas da tese de Doutorado e da defesa são distintos. A sua tese, segundo descreve, refere-se às medidas que os admnistradores devem tomar em caso de crise financeira da empresa. Nesse sentido, foi analisado “como, em diversos países, o Direito regula as medidas que devem ser tomadas pelos administradores em momento de crise, visando proteger o patrimônio restante da sociedade”.

No que diz respeito à defesa, Ivens abordou o projeto em discussão sobre o novo Código Comercial Brasileiro. “Trata-se de um projeto polêmico, que vem sofrendo diversas críticas de amplos setores econômicos e acadêmicos. Analisei os motivos de o Brasil querer promulgar um novo Código Comercial e quais as principais implicações disso para o Direito Empresarial Brasileiro”, detalha.

O advogado conta que o Doutorado proporcionou a ele uma proficiência ainda maior no idioma alemão, além de fortalecer o German Desk do escritório por meio do estreitamento de contatos no país e o consequente aprimoramento do atendimento aos clientes de língua germânica.

“Os temas estudados me abriram novos horizontes em matérias do Direito com as quais não tinha tanto contato. E, em especial, a forma de pensar dos operadores do Direito alemães é bem distinta em relação à brasileira e permite que, mesmo quanto a problemas tipicamente brasileiros, possamos enfrentar essas questões de modo distinto e achar soluções novas e interessantes”, conta Ivens Hübert.

A recente viagem para a Alemanha para a defesa de sua tese também foi aproveitada por Ivens para a participação no Congresso da Associação Alemanha-Brasil de Juristas. O evento foi realizado no mosteiro de Eberbach, próximo a Wiesbaden, entre os dias 10 e 13 de novembro, e contou com a presença do sócio fundador da ABA, Wilson José Andersen Ballão, do sócio do German Desk, Augusto Dergint, e do estagiário do Departamento Societário, Paolo Leif Birckholz Andersen Ballão.

Matérias Relacionadas

Webinar sobre privacidade de dados traz casos reais e mostra…

A Andersen Ballão Advocacia promoveu no dia 27 de fevereiro, o Webinar sobre proteção de dados. O evento é o primeiro da Série “ABA Privacy…

Leia mais

Investimentos públicos e privados dão novo fôlego à Cultura

Depois dos desafios dos últimos anos, a cultura está retornando ao centro das atenções, com investimentos tanto públicos quanto privados A cultura, que sempre foi…

Leia mais

Ombudsman da ABA quer dar ainda mais agilidade ao trabalho…

A ideia da atuação do ombudsman é fazer a ponte entre o advogado e o cliente quando necessário Objetivando um atendimento ainda mais personalizado e…

Leia mais