
A responsabilidade social das empresas durante a pandemia: o exemplo portuário
Publicado em 5 de agosto de 2020
Operadores portuários e Órgãos Gestores de mão de obra cumprem relevante papel social neste momento de pandemia
O setor portuário, incluído no rol das atividades essenciais, tem se mostrado resiliente e atuado com responsabilidade social no enfrentamento da COVID-19. No Paraná, além das medidas governamentais, que incluíram triagens no acesso ao cais e ao pátio de descarga de grãos, medições de temperatura constantes e desinfecção diária dos prédios, as ações praticadas pela iniciativa privada têm assumido importância e destaque.
“Neste momento, em que o mundo absorve e gerencia os impactos da pandemia, as empresas exercem um papel diferenciador, não só na condução dos negócios, mas de intensa preocupação social”, analisa a advogada trabalhista Silvana Alves, coordenadora do escritório da Andersen Ballão Advocacia em Paranaguá.
Conforme toda a equipe tem constatado, o OGMO/Paranaguá e os Operadores Portuários têm otimizado recursos no exercício de suas atividades essenciais e ampliado seus modelos de gestão para buscar atender as principais necessidades da sociedade local, além do efetivo cumprimento das normas de segurança, prevenção e das devidas orientações aos trabalhadores portuários avulsos.
Comunidade portuária realiza campanhas
Alguns exemplos são as campanhas da TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá S.A. e da Rocha Terminais Portuários e Logística. Ambos doaram materiais de insumos, equipamentos para exames e higienização, além de folders educativos para o Hospital Regional de Paranaguá, que atende todo o Litoral do Paraná e a comunidade portuária.
E o OGMO/Paranaguá criou campanhas solidárias para arrecadação e fornecimento de cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade financeira em razão da pandemia.
“Todos esses programas são cruciais para aos trabalhadores que atuam na faixa portuária e para a comunidade local”, pontua Silvana. “Seguir com a gestão participativa possibilita a superação das adversidades sociais que a pandemia impõe, inclusive quanto à geração de empregos e renda que o setor portuário continua a promover.”
Comunicação Andersen Ballão Advocacia
Matérias Relacionadas

Setor florestal move economia da Região Sul com foco na…
ABA traz segurança jurídica a decisões de empresas e entidades que atuam no setor florestal Com grande dinamismo no Sul do Brasil, o setor…
Leia mais
Relações portuárias ganham eficiência e agilidade com atuação conjunta entre…
Mais de 300 acordos foram realizados em 2020, com a redução do passivo em valor superior a R$ 6 milhões de reais A atuação…
Leia mais
Imposto de Renda Pessoa Física 2021: saiba como doar aos…
Apesar de simples, poucas pessoas conhecem esse mecanismo que facilita a destinação de recursos a quem mais precisa Neste momento mais desafiador da pandemia,…
Leia mais