Artigos e Publicações

ABA comemora os 35 anos de carreira de seu fundador

ABA comemora os 35 anos de carreira de seu fundador

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Wilson José Andersen Ballão fala um pouco sobre sua trajetória e o sucesso do escritório

Neste mês de outubro, a equipe da Andersen Ballão Advocacia tem um motivo muito especial para comemorar. Em 2014, o fundador e sócio do escritório, Wilson José Andersen Ballão, completa 35 anos de carreira na advocacia. Para marcar este momento, esta matéria relembra um pouco da trajetória do Dr. Ballão. Uma atuação repleta de desafios e conquistas que se entrelaçam com a própria história da ABA, mas que também têm impactado e contribuído com outros segmentos da sociedade, como a comunidade alemã local, a arte e a cultura nacional e o empresariado de uma forma mais ampla.

Foi em 1979, que Wilson José, um jovem recém-formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, abriu o seu escritório de advocacia em Curitiba. Mal sabia ele que a iniciativa que deu seus primeiros passos, 35 anos depois contaria com uma equipe de quase 100 profissionais divididos em oito departamentos e quatro setores e uma cartela de cerca de 200 clientes sob a direção de 13 sócios.

Para chegar até este ponto, o Dr. Ballão recorda os principais desafios enfrentados por ele e sua equipe nesta caminhada. Segundo o advogado, a década de 90 foi o período mais turbulento desta trajetória, mas também o marco decisivo para o crescimento alcançado hoje pelo escritório. Em 1993, por exemplo, em seu primeiro dia após a dissolução de uma bem sucedida sociedade de advogados, Dr. Ballão foi chamado para atender o caso do navio de uma companhia holandesa, New Horizon, que encalhou no canal da Galheta, em Paranaguá.

Motivado pelo encalhe, o Capitão dos Portos baixou o calado do Porto de 37 para 25 pés, o que inviabilizava a entrada e a saída de navios graneleiros naquele porto. O navio New Horizon, carregado com mais de 30 mil toneladas de soja deixou o porto amparado em uma liminar concedida pela Justiça Federal.

A partir de então, Dr.Ballão foi responsável por toda a movimentação de entrada e saída de navios graneleiros do Porto de Paranaguá, com a propositura de 268 mandados de segurança, junto à Justiça Federal em Curitiba e Tribunal Federal em Porto Alegre. A “exclusividade” foi tamanha, a ponto do Superintendente do Porto telefonar toda manhã para saber qual o “mandado da vez”, com o propósito de elaborar o Plano de atracação de navios do porto. “Toda a soja do Paraná e de outros estados, das safras de 1993 e 1994, passou pelo escritório da ABA”, lembra Ballão.

Por volta de 97 e 98, em razão da instalação da fábrica alemã Audi/Volkswagen, na região metropolitana de Curitiba, a ABA começou a trabalhar intensamente com empresas estrangeiras, principalmente do setor automotivo. “O escritório não estava devidamente aparelhado de profissionais para enfrentar tal desafio e alguns, embora bons e qualificados, infelizmente não entenderam a situação pela qual passávamos”, explica o fundador da ABA, que ainda recorda: “lembro que eu ficava o dia inteiro atendendo alemães e austríacos. Entramos em um ritmo violento, não sei como demos conta. Mas o importante é que conseguimos vencer e fazer com que o escritório nunca mais fosse o mesmo”. É importante lembrar que a instalação da Audi/VW foi fruto de uma iniciativa de Ballão.

Estas foram algumas entre tantas conquistas das quais Wilson José Andersen Ballão relembra com alegria. O motivo de maior orgulho profissional para ele, porém, “é a credibilidade e seriedade com que a ABA é vista pelo mercado, tanto no meio jurídico, quanto empresarial”. Este sucesso o Dr. Ballão divide com toda a sua equipe. “Penso que nossas vitórias são consequência da seriedade com que sempre tratamos todos os assuntos do escritório. Nós nos empenhamos em buscar de maneira objetiva soluções que correspondam aos interesses dos clientes, com o maior comprometimento possível de nossa parte”, avalia o advogado.

Nestes 35 anos de atuação, o Dr. Ballão também tem contribuído com segmentos específicos da sociedade brasileira. Ele é, por exemplo, sócio fundador da Sociedade Alemã-Brasileira de juristas, com sede em Frankfurt am Main/ Alemanha e ex-diretor, por 16 anos, da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha. Sua aproximação com a comunidade germânica se deu por conta de uma especialização em Direito Marítimo realizada por ele no início da década de 80, como bolsista de um serviço de intercâmbio alemão, o DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). Na ocasião, o advogado morou por dois anos em Hamburgo. Hoje, um dos diferenciais do escritório é o serviço de German Desk, por meio do qual atende importantes multinacionais provenientes de países de língua germânica.

A cultura também foi alvo da dedicação de Wilson Ballão durante sua caminhada. Sua paixão pela arte foi herdada do bisavô, o artista Alfredo Andersen. Hoje, o fundador da ABA é também presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, e já foi Conselheiro do Museu Alfredo Andersen e do Museu Oscar Niemeyer. Tem sido responsável, por exemplo, pela circulação nacional da exposição Alfredo Andersen – Um pintor norueguês do Brasil.

Sobre suas perspectivas para o futuro, o também árbitro do Tribunal de Arbitragem da Associação Comercial do Paraná ressalta: “estamos em um forte ritmo de crescimento de clientes e de trabalho, o que exigirá novos investimentos no escritório em um futuro bem próximo”.

Matérias Relacionadas

Advogadas da ABA palestram em seminários de parceiros e institutos de referência

Advogadas da ABA palestram em seminários de parceiros e institutos…

O Programa Paraná Competitivo e a adequação à LGPD foram temas de grande interesse entre participantes Além de dividir informações e possibilitar um amplo debate…

Leia mais
Processo migratório laboral para o Brasil é tema de novo webinar da ABA

Processo migratório laboral para o Brasil é tema de novo…

Necessidade de visto, autorização de residência, documentação, aspectos tributários e trabalhistas da residência no país serão abordados em discussão virtual Apesar da queda no investimento…

Leia mais
Webinars da ABA trouxeram esclarecimentos e estimularam debates relacionados à covid-19

Webinars da ABA trouxeram esclarecimentos e estimularam debates relacionados à…

Equipe do escritório promoveu seminários em outubro com informações sobre a renegociação de contratos e aspectos trabalhistas da pandemia Ao longo do mês de outubro,…

Leia mais