Artigos e Publicações

ABA compartilha sua expertise em compliance

ABA compartilha sua expertise em compliance

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Escritório aplica treinamento sobre o tema em parceria com a AHK Paraná

No dia 17 de novembro, a equipe do Departamento Societário da Andersen Ballão Advocacia compartilhou o seu know how em torno da nova lei anticorrupção e de procedimentos de compliance a um interessado grupo de executivos associados à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná).

A iniciativa fez parte da AHK Akademie, um projeto da Câmara que oferece treinamentos in house a gestores, empreendedores, executivos e demais profissionais do mercado paranaense. O sócio Ivens Henrique Hübert, especialista no assunto, foi o instrutor do treinamento nas dependências da ABA 1.

O fato de uma empresa passar a responder por atos de corrupção realizados por seus funcionários gera preocupação para a iniciativa privada. Afinal, os prejuízos financeiros são grandes se o envolvimento em corrupção for comprovado. De acordo com o advogado Ivens Hübert, uma multa por envolvimento em corrupção pode chegar a 20% do faturamento bruto de uma companhia, valor sujeito à redução em até quatro pontos percentuais em virtude da existência e aplicação de um programa de compliance.

Diante do exposto acima, percebe-se a importância de aprofundar o tema por meio da troca de experiências com profissionais especializados. Durante o encontro, foram compartilhados conteúdos como: a corrupção pública e os agentes privados – práticas ilegais e seu controle; a Lei Anticorrupção; Programas internos de Compliance – códigos de conduta e implementação de práticas de controle e acordos de Leniência.

Na visão do diretor administrativo-financeiro da Bardusch, Carlos Polakowski, que participou do treinamento, uma troca de conhecimentos como essa é muito importante para o dia a dia das empresas. “Estamos imergidos neste assunto pois iniciamos a estruturação do programa de compliance e a previsão é que fique pronto até junho do próximo ano. Além disso, infelizmente a corrupção é algo atual, portanto a discussão torna-se altamente necessária”, completa.

Matérias Relacionadas

Empresas devem correr para cumprir prazo da ECF e Lei do Bem

Empresas devem correr para cumprir prazo da ECF e Lei…

Prestação de contas ao fisco e solicitação do incentivo fiscal estão entre as principais demandas tributárias do ano. Prazo vence dia 30 de setembro  …

Leia mais
Voluntariado remoto é oportunidade para empresas ampliarem atividades sociais na pandemia

Voluntariado remoto é oportunidade para empresas ampliarem atividades sociais na…

Descubra como cada setor pode utilizar essa modalidade para marcar presença na área de responsabilidade social   Sua empresa dá oportunidade aos funcionários de trabalhar…

Leia mais
Novas regras de marketing jurídico devem ser usadas para difundir conteúdo relevante

Novas regras de marketing jurídico devem ser usadas para difundir…

Andersen Ballão Advocacia atualiza práticas para garantir uma comunicação democrática e informativa   Trazer informações embasadas, atuais e de interesse público é também um serviço…

Leia mais