Artigos e Publicações

ABA em prol do estreitamento das relações entre Brasil e Alemanha

ABA em prol do estreitamento das relações entre Brasil e Alemanha

Publicado em 7 de janeiro de 2020

O sócio fundador do escritório é eleito vice-diretor da AHK Paraná

Há 36 anos, a Andersen Ballão Advocacia trabalha para tornar mais próximos os laços entre empresas alemãs e brasileiras. Isso inclui uma constante atuação na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), que promove o fortalecimento das relações entre os dois países. O sócio e fundador da ABA, Wilson José Andersen Ballão, que já atuou como Diretor da AHK PR entre 2004 e 2012, agora foi nomeado conselheiro e escolhido como vice-diretor pelo novo conselho eleito. Conheça um pouco do trabalho de promoção das negociações entre os dois países.

Depois de nove anos à frente da AHK Paraná, Dr. Ballão passou a ocupar uma cadeira no conselho da entidade, sempre por meio de eleições gerais realizadas entre os associados. Este ano, volta à gestão da AHK Paraná como vice-diretor, ao lado do cônsul honorário da Alemanha em Curitiba e conselheiro de administração Andreas Hoffrichter, reeleito diretor da Câmara para a gestão 2016-2018. A AHK Paraná representa cerca de 200 das maiores e mais importantes empresas instaladas no estado e tem em seu conselho diretores de multinacionais de grande porte, como Bardusch, Interprint, Thyssenkrupp, Volkswagen, OKE do Brasil, Robert Bosch, Kleiberit, entre outras.

De acordo com Dr. Ballão, foi a sua formação acadêmica que deu início ao seu estreitamento com as empresas alemãs ainda na década de 80. “Fui agraciado pelo Governo Alemão com uma bolsa de estudos pelo DAAD – Serviço de Intercâmbio Alemão. Foi o que me possibilitou estudar em Hamburgo e o que determinou o meu futuro profissional”, destaca.

Desde que retornou ao Brasil, o advogado já assessorou a instalação de diversas multinacionais provenientes de países de língua germânica em Curitiba. Por meio do departamento de German Desk da ABA, ainda presta consultoria jurídica a empresas alemãs e a empresas brasileiras com interesses na Alemanha. Além de sua relação com a Câmara, o sócio da ABA também é associado e fundador da Sociedade Alemã-Brasileira de Juristas, entidade com sede em Frankfurt e, também, no Clube Concórdia, em Curitiba.
Por toda essa trajetória, em 2015, Wilson Ballão recebeu a Cruz da Ordem do Mérito, mais alta homenagem concedida pela República da Alemanha a cidadãos alemães e estrangeiros.

Matérias Relacionadas

Imigrantes que desejem solicitar naturalização devem se inscrever para as provas do Certificado de Proficiência em Português até 6 de agosto

Imigrantes que desejem solicitar naturalização devem se inscrever para as…

A comprovação da capacidade de comunicar-se em português é um dos requisitos   Imigrantes interessados em ingressar com pedido de naturalização brasileira têm até dia…

Leia mais
Reforma tributária pode trazer sérias consequências para empresas e pessoas físicas

Reforma tributária pode trazer sérias consequências para empresas e pessoas…

Advogados da ABA analisam pontos do projeto governamental e preveem efeitos negativos para o cenário econômico   Após anos de expectativa por uma proposta de…

Leia mais
Andersen Ballão Advocacia é citada no ranking de melhores escritórios da Chambers & Partners

Andersen Ballão Advocacia é citada no ranking de melhores escritórios…

Entrevistas com empresas brasileiras e estrangeiras comprovam profissionalismo e serviços de alto nível   Em seus 41 anos de tradição na advocacia brasileira, a Andersen…

Leia mais