Artigos e Publicações

ABA em prol do estreitamento das relações entre Brasil e Alemanha

ABA em prol do estreitamento das relações entre Brasil e Alemanha

Publicado em 07/01/2020

O sócio fundador do escritório é eleito vice-diretor da AHK Paraná

Há 36 anos, a Andersen Ballão Advocacia trabalha para tornar mais próximos os laços entre empresas alemãs e brasileiras. Isso inclui uma constante atuação na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), que promove o fortalecimento das relações entre os dois países. O sócio e fundador da ABA, Wilson José Andersen Ballão, que já atuou como Diretor da AHK PR entre 2004 e 2012, agora foi nomeado conselheiro e escolhido como vice-diretor pelo novo conselho eleito. Conheça um pouco do trabalho de promoção das negociações entre os dois países.

Depois de nove anos à frente da AHK Paraná, Dr. Ballão passou a ocupar uma cadeira no conselho da entidade, sempre por meio de eleições gerais realizadas entre os associados. Este ano, volta à gestão da AHK Paraná como vice-diretor, ao lado do cônsul honorário da Alemanha em Curitiba e conselheiro de administração Andreas Hoffrichter, reeleito diretor da Câmara para a gestão 2016-2018. A AHK Paraná representa cerca de 200 das maiores e mais importantes empresas instaladas no estado e tem em seu conselho diretores de multinacionais de grande porte, como Bardusch, Interprint, Thyssenkrupp, Volkswagen, OKE do Brasil, Robert Bosch, Kleiberit, entre outras.

De acordo com Dr. Ballão, foi a sua formação acadêmica que deu início ao seu estreitamento com as empresas alemãs ainda na década de 80. “Fui agraciado pelo Governo Alemão com uma bolsa de estudos pelo DAAD – Serviço de Intercâmbio Alemão. Foi o que me possibilitou estudar em Hamburgo e o que determinou o meu futuro profissional”, destaca.

Desde que retornou ao Brasil, o advogado já assessorou a instalação de diversas multinacionais provenientes de países de língua germânica em Curitiba. Por meio do departamento de German Desk da ABA, ainda presta consultoria jurídica a empresas alemãs e a empresas brasileiras com interesses na Alemanha. Além de sua relação com a Câmara, o sócio da ABA também é associado e fundador da Sociedade Alemã-Brasileira de Juristas, entidade com sede em Frankfurt e, também, no Clube Concórdia, em Curitiba.
Por toda essa trajetória, em 2015, Wilson Ballão recebeu a Cruz da Ordem do Mérito, mais alta homenagem concedida pela República da Alemanha a cidadãos alemães e estrangeiros.

Matérias Relacionadas

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no estado

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no…

Com assessoria jurídica da Andersen Ballão Advocacia, entidade apoia projetos culturais, científicos, históricos, literários, artísticos, gastronômicos, entre outros   Sediado oficialmente no prédio histórico do…

Leia mais
Clareza do contrato social é importante em favor da continuidade da empresa após a morte de sócios

Clareza do contrato social é importante em favor da continuidade…

DREI admite a transferência de quotas sem alvará judicial ou escritura pública de partilha   Uma decisão recente do Departamento Nacional de Registro Empresarial e…

Leia mais
Convênio da ABA com o Programa FAE LAW Experience capacita estudantes para a prática do direito

Convênio da ABA com o Programa FAE LAW Experience capacita…

O desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais necessárias no mercado jurídico é o foco da parceria   A prática do direito requer, por natureza, atualização…

Leia mais