Artigos e Publicações

Crescem os números de doações online e voluntariado no país após o período de pandemia

Crescem os números de doações online e voluntariado no país após o período de pandemia

Publicado em 01/06/2022

Solidariedade dos brasileiros aumentou em 192% as doações online e o número de voluntários ativos chega a 57 milhões

 

A pandemia aumentou ainda mais as desigualdades sociais no país e causou danos irremediáveis. Ao mesmo tempo, o isolamento e a atenção pelo próximo aumentaram o número de doações e de voluntários. De acordo com levantamento da Stone, fintech de serviços financeiro e de pagamentos, foi registrado um aumento de 192% nas doações online ao longo do período de pandemia do coronavírus.

Nesse cenário, a busca por realizar ações solidárias no período também cresceu, como afirma a coordenadora do departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da Andersen Ballão Advocacia (ABA), Marcella Souza: “Os índices nos mostram que as doações e o voluntariado aumentaram nos últimos dois anos significativamente, especialmente frente ao contexto todo da pandemia, e isso é uma coisa de fato excelente”, diz.

Apesar do fluxo de doações ter sido mantido, o trabalho das instituições foi diretamente impactado, e muitas tiveram que se adaptar ao formato online, diminuir ou interromper vagas presenciais. Por conta disso, as organizações da sociedade civil seguem precisando de recursos que não sejam exclusivamente dirigidos a programas e projetos, ou seja, que possam apoiar as instituições no longo prazo e de forma estrutural.

“Devemos nos lembrar que o terceiro setor não é mero executor de projetos e de solução para momentos de tragédias. Ele é uma base fundamental para o desenvolvimento e atendimento social constante da população. É preciso reforçar o caráter de investimento social com o objetivo de fortalecer institucionalmente as organizações da sociedade civil, para além de projetos pontuais e situações emergenciais”, explica Marcella Souza.

Outra tendência verificada na pandemia e que deve ser mantida é o aumento de pessoas envolvidas em voluntariado, com destaque para funcionários de empresas. De acordo com o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e Datafolha, em 2021 cerca de 57 milhões de brasileiros foram voluntários ativos, um número surpreendente, que equivale a 56% dos brasileiros com mais de 16 anos. E os dados podem aumentar ainda, com o investimento de mais empresas na capacitação de seus quadros para a ação social.

Com toda a transformação ocorrida durante a pandemia, surge a necessidade de que as organizações e os voluntários se estruturem e profissionalizem cada vez mais sua gestão, de forma a poder manter a luta pela garantia de direitos e atendimentos à população em situação de vulnerabilidade.

Além disso, faz-se necessário investir em um novo pensamento sobre o investimento social, baseado na confiança. “As organizações precisam cada vez mais de transparência, gestão profissional e estratégias de ação claras, de forma a atrair e manter doadores que respeitem seu trabalho e apostem nele”, enfatiza a advogada. “De outro lado, voluntários, empresas e demais patrocinadores têm vivenciado cada dia mais o papel motivacional, estratégico e de retorno financeiro que as atividades em conjunto com entidades do terceiro setor podem proporcionar, o que consolida e alavanca os benefícios de curto a longo prazo.”

Matérias Relacionadas

Cultura vive retomada e busca diálogo com a sociedade civil

Ações governamentais impulsionam o importante momento que o país vem vivenciando e abre espaço para apoio das empresas ao terceiro setor As boas previsões para…

Leia mais

Mesmo sem fins lucrativos, OSCs podem ter atividade econômica

Trabalhar em benefício de um grupo ou causa não precisa excluir a geração de receita para entidades do terceiro setor  Assim como qualquer empresa ou…

Leia mais

Filantropia empresarial anda na contramão da riqueza no Brasil

País ocupa a 122ª posição no índice de doação da iniciativa privada mundial, contradizendo a realidade dos EUA e Europa O Brasil se encontra entre…

Leia mais