Artigos e Publicações

Crescem os números de doações online e voluntariado no país após o período de pandemia

Crescem os números de doações online e voluntariado no país após o período de pandemia

Publicado em 01/06/2022

Solidariedade dos brasileiros aumentou em 192% as doações online e o número de voluntários ativos chega a 57 milhões

 

A pandemia aumentou ainda mais as desigualdades sociais no país e causou danos irremediáveis. Ao mesmo tempo, o isolamento e a atenção pelo próximo aumentaram o número de doações e de voluntários. De acordo com levantamento da Stone, fintech de serviços financeiro e de pagamentos, foi registrado um aumento de 192% nas doações online ao longo do período de pandemia do coronavírus.

Nesse cenário, a busca por realizar ações solidárias no período também cresceu, como afirma a coordenadora do departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da Andersen Ballão Advocacia (ABA), Marcella Souza: “Os índices nos mostram que as doações e o voluntariado aumentaram nos últimos dois anos significativamente, especialmente frente ao contexto todo da pandemia, e isso é uma coisa de fato excelente”, diz.

Apesar do fluxo de doações ter sido mantido, o trabalho das instituições foi diretamente impactado, e muitas tiveram que se adaptar ao formato online, diminuir ou interromper vagas presenciais. Por conta disso, as organizações da sociedade civil seguem precisando de recursos que não sejam exclusivamente dirigidos a programas e projetos, ou seja, que possam apoiar as instituições no longo prazo e de forma estrutural.

“Devemos nos lembrar que o terceiro setor não é mero executor de projetos e de solução para momentos de tragédias. Ele é uma base fundamental para o desenvolvimento e atendimento social constante da população. É preciso reforçar o caráter de investimento social com o objetivo de fortalecer institucionalmente as organizações da sociedade civil, para além de projetos pontuais e situações emergenciais”, explica Marcella Souza.

Outra tendência verificada na pandemia e que deve ser mantida é o aumento de pessoas envolvidas em voluntariado, com destaque para funcionários de empresas. De acordo com o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e Datafolha, em 2021 cerca de 57 milhões de brasileiros foram voluntários ativos, um número surpreendente, que equivale a 56% dos brasileiros com mais de 16 anos. E os dados podem aumentar ainda, com o investimento de mais empresas na capacitação de seus quadros para a ação social.

Com toda a transformação ocorrida durante a pandemia, surge a necessidade de que as organizações e os voluntários se estruturem e profissionalizem cada vez mais sua gestão, de forma a poder manter a luta pela garantia de direitos e atendimentos à população em situação de vulnerabilidade.

Além disso, faz-se necessário investir em um novo pensamento sobre o investimento social, baseado na confiança. “As organizações precisam cada vez mais de transparência, gestão profissional e estratégias de ação claras, de forma a atrair e manter doadores que respeitem seu trabalho e apostem nele”, enfatiza a advogada. “De outro lado, voluntários, empresas e demais patrocinadores têm vivenciado cada dia mais o papel motivacional, estratégico e de retorno financeiro que as atividades em conjunto com entidades do terceiro setor podem proporcionar, o que consolida e alavanca os benefícios de curto a longo prazo.”

Matérias Relacionadas

Saiba como fazer sua doação solidária no Imposto de Renda Pessoa Física 2022

Saiba como fazer sua doação solidária no Imposto de Renda…

É possível doar aos Fundos da Infância e Adolescência e do Idoso diretamente na declaração   Para quem busca instituições sólidas de atuação social para…

Leia mais
ABA entrega donativos de campanha solidária natalina em conjunto com a Controladoria Geral do Estado

ABA entrega donativos de campanha solidária natalina em conjunto com…

Parceria com a CGE permitiu chamar a atenção para as necessidades básicas de manutenção de abrigos que acolhem crianças   Nesta época do ano, mas…

Leia mais
ABA apoia caminhada contra a corrupção Nos Passos da Dinamarca

ABA apoia caminhada contra a corrupção Nos Passos da Dinamarca

Iniciativa da Controladoria-Geral do Estado do Paraná terá evento de apoio ao Instituto Princesa Benedikte   A relação da Andersen Ballão Advocacia com a Dinamarca…

Leia mais