Enquanto a Lei da Terceirização não vem…
Publicado em 07/01/2020
Departamento Trabalhista da Andersen Ballão orienta empresas sobre Projeto de Lei 4.330/04
O Projeto de Lei 4.330/04 – que regulamenta contratos de prestação de serviços e estabelece normas e critérios para a terceirização – teve seu texto inicial aprovado no dia 8 de abril pela Câmara dos Deputados. Na última quarta-feira do dia 22, as análises das emendas (propostas de alteração no texto) também foram concluídas. Agora, o Projeto aguarda apreciação pelo Senado e, apesar de não haver certezas sobre a sua aprovação, tem gerado expectativa entre o empresariado.
Um dos pontos de maior polêmica no Projeto diz respeito à possibilidade de terceirização de qualquer atividade empresarial, inclusive a atividade principal da empresa. Contudo, o texto prevê também a responsabilidade solidária das contratantes em relação aos direitos trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores terceirizados.
“Sobre este ponto, temos sentido vários empresários receosos. Indagam sobre como se dará a aplicação da nova lei e em que medida em exato será cobrada a responsabilidade trabalhista de uma empresa contratante”, aponta o integrante do Departamento Trabalhista da ABA, o advogado Vicente Ferrari Comazzi, que ainda orienta: “Por enquanto, não há razão, porém, para grande apreensão. Considero conveniente que, antes de qualquer especulação sobre este tema, aguardemos a finalização da tramitação do projeto no legislativo”.
Vicente considera ser este um momento de mobilização das classes para negociações no Senado. “Esta é a hora de o empresariado também movimentar seus órgãos representativos para deixar claro aos senadores as suas preocupações e vontades. É uma atitude necessária e saudável para a democracia”, expõe o advogado da Andersen Ballão.
Matérias Relacionadas
Instituto Princesa Benedikte celebra 15 anos de história e seis…
Marco destaca a união entre Brasil e Dinamarca, a parceria com o Lar Dona Vera em Curitiba e o compromisso da ABA com o terceiro…
Leia mais
Novo decreto moderniza regras de migração e beneficia o ambiente…
Mudanças na política migratória reduzem burocracias, ampliam a segurança jurídica e impactam diretamente contratos e operações empresariais internacionais Com a entrada em vigor do Decreto…
Leia mais
ABA realiza palestras sobre pejotização em Chapecó (SC) em novembro
Em outubro, escritório já havia realizado evento sobre saúde mental em Curitiba, destacando iniciativas importantes para o cenário corporativo A Andersen Ballão Advocacia segue ampliando…
Leia mais