Artigos e Publicações

IAOSP promove vídeos especiais da Orquestra Sinfônica no fim de ano

IAOSP promove vídeos especiais da Orquestra Sinfônica no fim de ano

Publicado em 28 de janeiro de 2021

Criações multimídia de 2020 encantaram público pela seleção de obras e criatividade; conheça algumas delas

 

Após oito meses de muita criatividade e inúmeras gravações para levar música ao público em distanciamento social, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) dedicou-se a um especial de fim de ano que fechou com chave de ouro todo o esforço de 2020, com realização do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP). Abaixo é possível conferir o link para as obras. 

O concerto de fim de ano marcou o retorno dos ensaios presenciais para 22 músicos, seguindo um rigoroso protocolo sanitário e de segurança. Em dezembro, o grupo divulgou em suas redes a obra “Oratório de Natal”, de Camille Saint-Saens. Gravado no palco do Guairão, mas sem plateia, o espetáculo utilizou 1.200 velas, distribuídas por todo o auditório. O vídeo conta ainda com participação especial da atriz Mariana Ximenes, que traz diversos poemas de artistas brasileiros relacionados ao Natal e ano novo.

“Nós todos estávamos muito ansiosos para fazer música juntos no palco novamente”, conta o maestro Stefan Geiger. “Fomos extraordinariamente produtivos e gravamos vários vídeos para chegarmos até o material que apresentamos a vocês.”

No último vídeo do ano, a opção do maestro Stefan Geiger pelo concerto virtual com a obra “Sinfonia no. 3, Opus 90”, de Johannes Brahms, divulgada no dia 31 de dezembro, simboliza o que o ano representou para a orquestra e para todos nós.

“Essa obra, na concepção do maestro Geiger, é uma das que mais se aproximam do conceito de ‘saudade’ por meio da música, sentimento que foi praticamente incontornável durante o ano de 2020”, conta o advogado do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da ABA, Francisco Bley.

O maestro fez questão de gravar algumas palavras antes do concerto virtual: “estamos sentindo falta dos amigos e de todo o restante. A palavra ‘saudade’ é de difícil tradução em outra língua, mas talvez a música possa expressá-la. Johannes Brahms, que nasceu na mesma cidade em que hoje eu vivo, Hamburgo, na Alemanha, compôs sua Terceira Sinfonia com muito deste sentimento de saudade e de falta.” Ele ainda finaliza: “espero que a música possa, agora, nos confortar”.

Balé, teatro e música

Ainda está disponível no canal do YouTube da OSP – até dia 5 de fevereiro – o concerto virtual “A História do Soldado”, de Igor Stravinsky. Além de sete músicos da OSP, há a interpretação de três personagens pelo ator curitibano Rodrigo Ferrarini e um solo com performance e criação da bailarina Karin Chaves.

A instrumentação original da obra, escolhida por Stravinsky há mais de um século, é de apenas sete músicos. “A História do Soldado” foi concebida no contexto da dura realidade do pós-guerra, em que o mundo passou por uma série de dificuldades, inclusive com a proliferação de doenças e de crises sanitárias generalizadas. 

“É uma peça que pode conversar em diversos aspectos com o nosso período – e que contribuiu para que mantivéssemos os rígidos critérios de distanciamento social necessários neste momento”, explica Bley, que também é músico. Ao mesmo tempo, a presença de tantas linguagens no palco traz um senso de reunião e comunhão por meio da arte, como você poderá conferir no vídeo.

O texto de Charles-Ferdinand Ramuz, traduzido por Francisco Bley e pela dramaturga e diretora teatral Ana Rosa Tezza, fala de desejos inalcançáveis e de como, às vezes, demoramos para perceber que a riqueza que buscamos já está em nossa posse. 

Fica esse recado do IAOSP para o nosso início de ano!

 

Assista aqui aos vídeos da Orquestra Sinfônica do Paraná:

 

Oratório de Natal: https://www.youtube.com/watch?v=0s3ev9ZQup4&t=109s

 

Concerto de fim de ano: https://www.youtube.com/watch?v=SPKcZNkocj4

 

A História do Soldado: https://www.youtube.com/watch?v=m-IQeboZRPg

 

Comunicação Andersen Ballão Advocacia

Matérias Relacionadas

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei Rouanet

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei…

Mecanismo de fomento cultural do governo brasileiro foi reformulado em busca de maior transparência A Lei Rouanet foi repaginada pelo governo federal para, de acordo…

Leia mais
Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios a empresários, contadores e operadores do direito

Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios…

Sistema Empresa Fácil desburocratizou diversos serviços, proporcionando mais agilidade para os negócios   Mesmo antes que a pandemia obrigasse as organizações a acelerar seus processos…

Leia mais
Empresas com participação estrangeira devem entregar a Declaração do Censo Quinquenal

Empresas com participação estrangeira devem entregar a Declaração do Censo…

Quem perdeu o prazo de envio das informações ao Banco Central deve regularizar a situação o quanto antes   A cada cinco anos, as empresas…

Leia mais