
Panorama do mercado jurídico
Publicado em 7 de janeiro de 2020
Confira as projeções para a advocacia em 2017 e como a Andersen Ballão está se posicionamento neste contexto
No final de 2016, a consultoria Robert Half divulgou uma pesquisa sobre como os escritórios de advocacia nacionais lidaram com a crise econômica que assolou o Brasil durante o ano passado. O estudo verificou que as bancas que souberam se reavaliar e se reposicionar conseguiram se adaptar à realidade do mercado com excelência trazendo para 2017 novas tendências no campo da advocacia.
A ampliação do escopo de trabalho, a especialização dos processos de gestão jurídica, o desenvolvimento de competências empreendedoras entre os advogados, a capacitação de trabalho em diferentes idiomas. Essas foram algumas das reações dos escritórios de advocacia diante da crise, de acordo com o levantamento da Robert Half.
Como tendência para 2017, a gerente sênior da consultoria, Mariana Horno, sinaliza: “bancas mais especializadas cada vez mais têm feito associações e parcerias para ampliar o escopo de atuação do escritório. Dentro das empresas, a tendência é de que altos executivos aumentem suas atividades, acumulando funções de compliance e jurídico, por exemplo”.
Em consonância com o estudo da Robert Half, a 11ª edição do Anuário Análise Advocacia 500 também identifica transformações no universo da advocacia citando a profissionalização da gestão e a mensuração de resultados como tendências.
Em matéria de abertura de sua última edição, o Anuário verificou que as bancas mais admiradas do Brasil estão, em sua maioria, posicionadas como abrangentes: “há 11 anos, a maior parte dos escritórios era full service. Hoje, a representação dos escritórios especializados recuou. No Brasil de 2016, a economia se sofisticou, as empresas profissionalizaram sua gestão e o advogado negocia com o cliente falando diretamente e apresentando soluções claras com resultados mensuráveis”.
A Andersen Ballão Advocacia caminha em sintonia com as tendências apontadas acima. Em 2012, a contratação de consultoria especializada em Gestão de Serviços Jurídicos e o investimento em setores gerenciais revolucionou diversas áreas do escritório. Desde então, por meio da contratação de profissionais e fornecedores especializados, a ABA vem aprimorando seus setores de Gerência Jurídica, Financeiro, Controladoria Jurídica, Recursos Humanos e suas estratégias de Comunicação.
Matérias Relacionadas

Terceiro Setor busca recursos em projetos estruturados e de longo…
Dicas para organizações incluem a personalização na busca por apoiadores financeiros e fundos filantrópicos Apesar da forte onda de solidariedade por conta da crise…
Leia mais
Nova lei moderniza recuperação de empresas em dificuldade
Lei nº 14.112/20 facilita a concessão de financiamentos, o parcelamento de dívidas tributárias e a negociação com credores para evitar a decretação de falência …
Leia mais
ABA e Alltech: 25 anos de parceria e confiança
Empresa americana aposta na expertise e vasto conhecimento dos profissionais da Andersen Ballão Advocacia em legislações internacionais e outras áreas do direito No Brasil…
Leia mais