Artigos e Publicações

Retrospectiva do Ano

Retrospectiva do Ano

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Relembre os principais acontecimentos que marcaram a atuação da ABA em 2016

A Andersen Ballão Advocacia tem motivos diversos para comemorar 2016. Mesmo diante dos desafios decorrentes da atual conjuntura econômica e política do País, o escritório investiu em novas áreas de atuação, conquistou clientes, fortaleceu relacionamentos com o mercado e ampliou a sua estrutura física e humana. Como consequência, encerrou o ano figurando entre os melhores escritórios de advocacia do Brasil – de acordo com o Anuário da Análise Advocacia. Abaixo, segue um breve levantamento de alguns dos acontecimentos que contribuíram com o sucesso da ABA neste período.

Internacionalização constante

A Andersen Ballão Advocacia sempre identificou o atendimento a empresas estrangeiras como uma oportunidade de ampliar ainda mais a sua atuação. Com um trabalho já intenso junto a companhias de várias partes do globo que mantêm sedes no Brasil, o escritório reforçou também o seu Departamento de Italian Desk para incrementar o atendimento a organizações da Itália.

Iniciativas que visam estreitar relações com empresários, instituições acadêmicas e demais entidades italianas fizeram parte das ações do Italian Desk da ABA neste ano, como é o caso da parceria com a Universidade LUISS, de Roma.

Fomento ao comércio exterior

A Andersen Ballão Advocacia, sob a coordenação de seu Departamento Tributário, recebeu em Curitiba, no início de abril, uma comitiva da Espanha com representantes do Porto de Las Palmas. Na ocasião, foram discutidas questões jurídicas e tributárias para viabilizar os investimentos do Brasil no exterior e vice-versa.

Para dar continuidade a este projeto, entre os dias 2 a 8 de outubro, o escritório organizou (em parceria com a Associação Comercial do Paraná – ACP e outras entidades empresariais paranaenses e nacionais) uma missão de investidores brasileiros às Ilhas Canárias. O grupo conheceu de perto a estrutura do porto e criou proximidade com os seus representantes e investidores espanhóis e de outras partes do mundo.

Investimentos em Políticas Culturais

A proximidade da Andersen Ballão com entidades culturais de significativa relevância local elevou o trabalho do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor em 2016. Em razão da gestão compartilhada do Museu Alfredo Andersen com a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, o escritório participou de todas as questões jurídicas e administrativas do Museu.

Também com a administração do Teatro Guaíra a ABA manteve neste ano, atuando em parcerias com a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra e na criação do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, além de prestar consultoria à própria Diretoria do Teatro na regularização dos cargos artísticos mantidos pelo espaço. O acompanhamento e assessoramento na reforma do edifício histórico Belvedere e a parceria no projeto Dança nas Escolas, do produtor cultural Octavio Nassur, estão entre os outros projetos tocados pelo Departamento neste período.

Ampliação da estrutura

Mesmo diante do cenário econômico desfavorável, a Andersen Ballão vivenciou em 2016 o crescimento de sua equipe de advogados e a contratação de novos profissionais para os setores administrativos. Além disso, ampliou a sua estrutura física com a inauguração de uma nova sede situada na mesma rua da casa histórica que tradicionalmente abriga a equipe da ABA, na Avenida Jaime Reis.

O prédio de 1000 m2 foi amplamente reformado para receber 95 postos de trabalho no total. Gerenciada pelo engenheiro civil Christian Mathieu, a obra conta com acabamentos nobres, jardins internos, sistema de climatização VRF (mais econômico e eficiente) e sistema de alarmes contra incêndio inteligente, composto por uma central de alarme, detectores de fumaça e repetidores de sinal.

Reconhecimento do Mercado

Este ano, a ABA novamente figurou na Revista Análise Advocacia 500, com diversas indicações em nível nacional e estadual, recebendo destaque em seis áreas do Direito e em dois setores da economia – Comércio e Petróleo & Gás. Entre os departamentos mencionados na categoria nacional, estão o Societário, Cível, Trabalhista, Tributário e Ambiental.

No ranking de advogados, quatro profissionais do escritório foram os mais citados pelos entrevistados da Análise Advocacia. São eles Gustavo Adolfo Almeida de Almeida, Edson Fernando Hauagge, Monroe Olsen e Rafael Ferreira Filippin.

Matérias Relacionadas

Comemorações dos 160 anos de Andersen destacam legado valioso do pai da pintura paranaense

Comemorações dos 160 anos de Andersen destacam legado valioso do…

Museu Casa Alfredo Andersen promoveu semana de eventos virtuais que celebraram e educaram a respeito das artes   No mês em que Alfredo Andersen completaria…

Leia mais
Processo migratório laboral para o Brasil e LGPD na saúde suplementar foram debatidos pelos times da ABA em novembro

Processo migratório laboral para o Brasil e LGPD na saúde…

Oportunidade de disseminar informações no mundo virtual tem sido amplamente utilizada pelo escritório ao longo do ano   Motivada por dúvidas frequentes de seus clientes…

Leia mais
Comprovação de dispêndios do programa Rota 2030 é postergada

Comprovação de dispêndios do programa Rota 2030 é postergada

Saiba a importância da adequação dos dados para garantir esse benefício fiscal destinado ao setor automotivo   Um dos programas de incentivo fiscal mais úteis…

Leia mais