Nota | Prorrogada até abril de 2024 a exigência de visto para australianos, canadenses e americanos
Publicado em 01/02/2024
De acordo com o Decreto nº 11.875 de 4 de janeiro de 2024, a implementação da obrigação de visto para nacionais da Austrália, Canadá e Estados Unidos, originalmente prevista para 10 de janeiro, foi adiada para 10 de abril.
A prorrogação objetiva evitar consequências negativas para o setor de turismo, no período de alta temporada de viagens de início de ano, e garantir, futuramente, o adequado funcionamento do mecanismo pelo qual os vistos passarão a ser solicitados.
De todo modo, o Ministério das Relações Exteriores enfatizou que o Governo Federal brasileiro permanece disposto a negociar a isenção de visto com base no princípio da reciprocidade, ou seja, no caso de brasileiros virem a ser dispensados de obter visto para viajar aos referidos países.
A Andersen Ballão Advocacia coloca-se à disposição para esclarecimentos sobre vistos, preparar documentos relacionados e prestar assessoria em procedimentos migratórios.
Artigos Relacionados
A ANPD e a definição das prioridades regulatórias…
A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) publicou, em 24 de dezembro de 2025, dois atos centrais para a compreensão de sua atuação institucional…
Leia maisUma proposta de solução para o problema da…
Um tema empresarial bastante controverso é o da responsabilidade limitada dos sócios e administradores por dívidas da empresa. De um lado, há quem defenda uma…
Leia maisSTJ adota equidade para honorários em incidentes de…
A fixação de honorários sucumbenciais em incidentes de desconsideração da personalidade jurídica (IDPJ) sempre gerou controvérsia doutrinária e jurisprudencial. A questão central reside em definir…
Leia mais