ABA apoia palestra sobre Alfredo Andersen e nova temporada de Clássicos Regionais da Orquestra Sinfônica do Paraná - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

ABA apoia palestra sobre Alfredo Andersen e nova temporada de Clássicos Regionais da Orquestra Sinfônica do Paraná

Publicado em 05/12/2022

Investimento na cultura paranaense é marca do escritório há 43 anos

O apoio à cultura está inscrito no DNA da ABA, e isso se reflete em inúmeras atividades realizadas pelo escritório e entidades parceiras que contribuem para a difusão da história e do conhecimento.

Uma dessas oportunidades foi a recente palestra organizada pelo Observatório da Cultura Paranaense sobre Alfredo Andersen, artista norueguês considerado o pai da pintura no estado.

Participaram o fundador da ABA, o advogado Wilson José Andersen Ballão, que é bisneto do pintor, e a historiadora da arte Amélia Siegel Correa. No bate-papo especial “Vida e Obra de Alfredo Andersen”, Ballão, que é presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, trouxe um pouco da relevância e legado do artista, cujo nascimento completou 162 anos em novembro.

“Ele fez tanto pela cultura e desenvolvimento da nossa região que pode ser considerado o norueguês mais importante recebido pelo Brasil”, lembra o Dr. Ballão.

Já Amélia trouxe um panorama sobre o momento histórico vivido pelo artista e os estilos desenvolvidos ao longo de sua trajetória, que influenciaram toda uma geração de seguidores, como Theodoro De Bona (1904-1990), Maria Amélia D’Assumpção (1883-1955) e Frederico Lange de Morretes (1892-1954).

IAOSP traz novos Clássicos Regionais

Outro destaque no apoio da ABA às artes é o lançamento da nova temporada dos Clássicos Regionais, programação de concertos digitais realizada pelo Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP). Dessa vez, serão apresentadas obras de cinco compositores que trabalham e discutem a temática do regionalismo na música, especificamente com peças musicais escritas para quinteto de sopros. Nessa formação, há instrumentos como flauta, clarinete, fagote, oboé e trompa. Em meses anteriores, foram enfatizadas obras com instrumentos de cordas. O cenário é uma atração à parte, com obras de Cândido Portinari.

Para 2023, a ABA segue em seu propósito de disseminar cultura e democratizar as artes, por meio de suas entidades parceiras.

SERVIÇO

  • “Vida e Obra de Alfredo Andersen” – assista à palestra na íntegra pelo YouTube: http://bit.ly/3TYDTZO
  • Clássicos Regionais – nova temporada em breve pelo YouTube @iaospapoioaorquestrasinfon4839 e @apoiosinfonicaparana

Matérias Relacionadas

Novas gerações impulsionam a filantropia empresarial

Lideranças mais atentas à sustentabilidade e à equidade social impactarão positivamente o investimento social privado A 4ª edição da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto…

Leia mais

Impacto operacional do IBS e CBS exige preparo das empresas

 Fase ‘teste’ começa em 2026, mas ajustes de sistemas poderão ser feitos a partir do final de 2025 A fase de transição da Reforma Tributária…

Leia mais

Justiça reconhece direito de redução de jornada para pais que…

Empresas devem zelar pela adequação da rotina do trabalhador Conciliar responsabilidades profissionais com os cuidados exigidos por filhos com deficiência é um desafio que vai…

Leia mais