ABA apoia palestra sobre Alfredo Andersen e nova temporada de Clássicos Regionais da Orquestra Sinfônica do Paraná - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

ABA apoia palestra sobre Alfredo Andersen e nova temporada de Clássicos Regionais da Orquestra Sinfônica do Paraná

Publicado em 05/12/2022

Investimento na cultura paranaense é marca do escritório há 43 anos

O apoio à cultura está inscrito no DNA da ABA, e isso se reflete em inúmeras atividades realizadas pelo escritório e entidades parceiras que contribuem para a difusão da história e do conhecimento.

Uma dessas oportunidades foi a recente palestra organizada pelo Observatório da Cultura Paranaense sobre Alfredo Andersen, artista norueguês considerado o pai da pintura no estado.

Participaram o fundador da ABA, o advogado Wilson José Andersen Ballão, que é bisneto do pintor, e a historiadora da arte Amélia Siegel Correa. No bate-papo especial “Vida e Obra de Alfredo Andersen”, Ballão, que é presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, trouxe um pouco da relevância e legado do artista, cujo nascimento completou 162 anos em novembro.

“Ele fez tanto pela cultura e desenvolvimento da nossa região que pode ser considerado o norueguês mais importante recebido pelo Brasil”, lembra o Dr. Ballão.

Já Amélia trouxe um panorama sobre o momento histórico vivido pelo artista e os estilos desenvolvidos ao longo de sua trajetória, que influenciaram toda uma geração de seguidores, como Theodoro De Bona (1904-1990), Maria Amélia D’Assumpção (1883-1955) e Frederico Lange de Morretes (1892-1954).

IAOSP traz novos Clássicos Regionais

Outro destaque no apoio da ABA às artes é o lançamento da nova temporada dos Clássicos Regionais, programação de concertos digitais realizada pelo Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP). Dessa vez, serão apresentadas obras de cinco compositores que trabalham e discutem a temática do regionalismo na música, especificamente com peças musicais escritas para quinteto de sopros. Nessa formação, há instrumentos como flauta, clarinete, fagote, oboé e trompa. Em meses anteriores, foram enfatizadas obras com instrumentos de cordas. O cenário é uma atração à parte, com obras de Cândido Portinari.

Para 2023, a ABA segue em seu propósito de disseminar cultura e democratizar as artes, por meio de suas entidades parceiras.

SERVIÇO

  • “Vida e Obra de Alfredo Andersen” – assista à palestra na íntegra pelo YouTube: http://bit.ly/3TYDTZO
  • Clássicos Regionais – nova temporada em breve pelo YouTube @iaospapoioaorquestrasinfon4839 e @apoiosinfonicaparana

Matérias Relacionadas

Do contrato à prova, o contencioso exige precisão

Jurisprudência recente destaca falhas contratuais, excessos negociais e desequilíbrios probatórios como causas recorrentes de litígios   A resolução de disputas contratuais e patrimoniais nos últimos…

Leia mais

Comunidades de Araucária recebem Campanha Natal Solidário

Mais de 220 famílias foram atendidas por ação da ABA, em parceria com o Instituto Casa da Mãe Joana e Instituto Princesa Benedikte   A…

Leia mais

Quais tendências pautaram o direito empresarial em 2025?

Especialistas da ABA analisaram temas como impasses societários, contratos e governança   A crescente pressão por governança e expansão estratégica impõe novos desafios para empreendimentos…

Leia mais