Direito Desportivo é a mais nova área de atuação da ABA - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Direito Desportivo é a mais nova área de atuação da ABA

Direito Desportivo é a mais nova área de atuação da ABA

Publicado em 07/01/2020

Departamento vem atender à crescente de profissionalização das atividades desportivas no país.

O mercado desportivo brasileiro vem passando por um intenso processo de profissionalização. Fato que se manifesta não apenas pela realização de grandes eventos desportivos – como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio 2016 – mas também pelo afluxo de investimentos em gestão e marketing desportivo nos últimos anos, que vieram para ficar. Esse mercado tem elevado a necessidade de consultoria jurídica desportiva especializada. Para atender a esta demanda, o escritório Andersen Ballão Advocacia pretende investir neste segmento com afinco nos próximos anos, desenvolvendo um departamento específico para o Direito Desportivo.

A nova área de atuação da ABA vai usufruir do expertise do advogado Gil Justen Santana, em atuação no escritório desde 2012 como gerente jurídico. Justen conduziu por 14 anos o departamento jurídico de um dos principais clubes do futebol paranaense, ganhando experiência tanto na consultoria jurídico-desportiva quanto no gerenciamento de escritórios de advocacia terceirizados, o que lhe capacitou a exercer as mesmas funções na Andersen Ballão Advocacia.

O atual gerente jurídico da Andersen Ballão coordenará o Departamento de Direito Desportivo do escritório, contando com a parceria das demais áreas de atuação da ABA. “Esse será o grande diferencial do nosso trabalho. A maior parte das demandas em Direito Desportivo geralmente envolve questões ligadas a outras áreas do direito, como o Direito do Trabalho, o Direito Empresarial e o Direito Tributário. Quando isso ocorrer, teremos a atuação compartilhada com os especialistas do nosso escritório nesses assuntos. Isso significará que o cliente da área desportiva contará, em cada serviço, com a atuação de profissionais especializados não só no Direito Desportivo em si, como nos demais ramos jurídicos relacionados ao tema”, enfatiza Justen.

A Andersen Ballão Advocacia já atende clientes no ramo desportivo. A ideia é aprimorar e expandir essa consultoria. O coordenador do novo Departamento de Direito Desportivo conclui: “Vamos atender com excelência a uma necessidade cada vez mais visível no mercado. A legislação prevê diversas formas de investimento no esporte e as empresas estão mais atentas a este contexto. A exigência de especialistas no setor tende a crescer”.

Matérias Relacionadas

Novas gerações impulsionam a filantropia empresarial

Lideranças mais atentas à sustentabilidade e à equidade social impactarão positivamente o investimento social privado A 4ª edição da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto…

Leia mais

Impacto operacional do IBS e CBS exige preparo das empresas

 Fase ‘teste’ começa em 2026, mas ajustes de sistemas poderão ser feitos a partir do final de 2025 A fase de transição da Reforma Tributária…

Leia mais

Justiça reconhece direito de redução de jornada para pais que…

Empresas devem zelar pela adequação da rotina do trabalhador Conciliar responsabilidades profissionais com os cuidados exigidos por filhos com deficiência é um desafio que vai…

Leia mais