Momentos dos 36 anos
Publicado em 07/01/2020
Confira alguns dos marcos decisivos para o crescimento do escritório durante a sua trajetória
Em 36 anos muita coisa muda… No que diz respeito à Andersen Ballão Advocacia, esse período foi suficiente para proporcionar um crescimento expressivo. O escritório que começou com dois advogados e um estagiário em 1979, hoje conta com 14 sócios, 32 advogados e 22 estagiários, nove Departamentos internos, cinco Setores Administrativos e cerca de 90 colaboradores como um todo. Uma equipe distribuída em três diferentes endereços no centro da capital paranaense. Abaixo, o sócio-fundador Wilson José Andersen Ballão ressalta os momentos que foram fundamentais para impulsionar o desenvolvimento da ABA até chegar à estrutura que tem hoje.
Um dos primeiros marcos para a ABA, de acordo com o Dr. Ballão, foi a sua estadia na Alemanha, no início da década de 80. A experiência internacional contribuiu com a expertise do escritório no atendimento a multinacionais. “Foi uma vivência que me rendeu crescimento não apenas pelo ponto de vista acadêmico, mas no aspecto sociológico e cultural”, relata o fundador da ABA.
Os anos 90 proporcionaram uma verdadeira revolução para o escritório. Foi um período desafiador, mas cheio de oportunidades, relata o sócio. Em 1993, a Andersen Ballão foi chamada para atuar no caso do encalhe do navio holandês New Horizon, no canal da Galheta, em Paranaguá. Ele visava mais de 30 mil toneladas de soja e, graças a liminar obtida pelo Dr. Ballão junto à Justiça Federal, foi possível realizar a carga. A partir de então, Wilson Andersen Ballão foi praticamente responsável por toda a movimentação de entrada e saída de navios graneleiros do Porto de Paranaguá naquele momento.
Em 97 e 98, a instalação da Audi e da Volkswagen na Região Metropolitana de Curitiba proporcionou um novo rumo para a ABA. O volume de trabalho aumentou consideravelmente: “eu ficava o dia inteiro atendendo alemães e austríacos. Entramos em um ritmo violento, não sei como demos conta, mas o importante é que conseguimos vencer e fazer com que o escritório nunca mais fosse o mesmo”, relata Dr. Ballão.
Após superado esse desafio significativo, a sociedade Andersen Ballão aumentou. Em 99, os advogados Eduardo Teixeira Silveira e Gustavo Almeida de Almeida se tornaram sócios do escritório, estabelecendo um novo marco na trajetória da ABA. No início dos anos 2000, a necessidade de mudança para uma estrutura maior já se revelava urgente. Em 2003, o escritório passou a se instalar na atual sede principal, localizada na Avenida Jaime Reis, número 86, no Centro Histórico de Curitiba. É nesse local que se encontra atualmente uma equipe que batalha para que os próximos 36 anos sejam tão profícuos quanto as primeiras décadas da Andersen Ballão Advocacia.
Matérias Relacionadas
						
                            
                            Novas gerações impulsionam a filantropia empresarial
Lideranças mais atentas à sustentabilidade e à equidade social impactarão positivamente o investimento social privado A 4ª edição da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto…
Leia mais
						
                            
                            Impacto operacional do IBS e CBS exige preparo das empresas
Fase ‘teste’ começa em 2026, mas ajustes de sistemas poderão ser feitos a partir do final de 2025 A fase de transição da Reforma Tributária…
Leia mais
						
                            
                            Justiça reconhece direito de redução de jornada para pais que…
Empresas devem zelar pela adequação da rotina do trabalhador Conciliar responsabilidades profissionais com os cuidados exigidos por filhos com deficiência é um desafio que vai…
Leia mais
                            
                            
                            
                            
                        
                        
                                
                                
                            
                        