Artigos e Publicações

Esforços da ABA rendem prêmio do TRT ao OGMO/Paranaguá

Esforços da ABA rendem prêmio do TRT ao OGMO/Paranaguá

Publicado em 07/01/2020

A mitigação do passivo trabalhista por meio de soluções conciliatórias tem sido o grande foco da atuação da Andersen Ballão Advocacia nos processos ajuizados por trabalhadores portuários avulsos em face do Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalhador Portuário e Avulso do Porto Organizado de Paranaguá (OGMO/Paranaguá).

Graças ao empenho dos advogados do Departamento Trabalhista da ABA, o OGMO/Paranaguá alcançou o 1º lugar (Lançamento) na V Semana Nacional de Conciliação, promovida pela Vice-Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região.

O símbolo do programa “Semeador da Conciliação” reúne a araucária, a gralha azul e o pinhão, indicando um círculo virtuoso. “Vê-se que o conceito do programa está imensamente ligado à história do Paraná”, analisa a coordenadora do escritório da ABA em Paranaguá, Silvana Aparecida Alves. “O OGMO/Paranaguá, pelo histórico de mitigação de passivo processual trabalhista que já vem trilhando, aceitou a orientação da Andersen Ballão para participar do programa”, ela explica.

Resultados

Durante a V Semana Nacional de Conciliação (realizada de 27 a 31 de maio), o OGMO/Paranaguá liberou 296 processos do seu acervo processual, celebrando acordo em 173 processos, ou seja, alcançou um patamar de quase 60% de conciliação.

Agora, o OGMO e demais participantes concorrem aos demais selos do programa, de bronze, prata e ouro.

Esse é o resultado da busca pela resolução conciliatória que vem ocorrendo desde o início de 2018, ano em que foram conciliados cerca de 580 processos em trâmite nas Varas do Trabalho de Paranaguá, no TRT 9ª Região e no TST, o que reduziu consideravelmente o passivo trabalhista do OGMO/Paranaguá.

Graças ao comprometimento profundo com seus clientes, a Andersen Ballão Advocacia busca, sempre que possível, a solução conciliada, agregada às bases jurídicas que respaldam o sistema. A mitigação do passivo trabalhista permite maior aprofundamento nos temas de relevância jurídica portuária.

A ABA, em especial o Departamento Trabalhista-Filial Paranaguá, está imensamente orgulhosa por contribuir para a conquista do Selo Semeador da Conciliação pelo OGMO/Paranaguá e empreenderá esforços para atingir os índices do programa anual.

Matérias Relacionadas

Entenda os efeitos da nova Lei de Igualdade salarial para…

Organizações precisam se adequar a novas regras de transparência e igualdade salarial para evitar multas de até 10 vezes o salário devido ao empregado ou…

Leia mais

Conheça mais sobre a atuação do Departamento Trabalhista da Andersen…

Com mais de 20 anos de experiência, o Departamento Trabalhista do ABA atua em quatro frentes atendendo integralmente as necessidades dos clientes Conhecer e instruir…

Leia mais

STF confirma saída do Brasil da Convenção 158 da OIT

Decisão histórica não modifica relações de trabalho quanto a demissões sem justa causa Após 25 anos de discussão, finalmente o no Supremo Tribunal Federal (STF)…

Leia mais