Integrantes da equipe ABA saem vencedores do Tax Moot Brasil 2018 - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Integrantes da equipe ABA saem vencedores do Tax Moot Brasil 2018

Integrantes da equipe ABA saem vencedores do Tax Moot Brasil 2018

Publicado em 07/01/2020

Estudantes da UFPR foram patrocinados pelo escritório e preparados pela advogada Barbara das Neves para competição que simula sustentação oral no STF

Com patrocínio da Andersen Ballão Advocacia, a equipe da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi premiada no II Tax Moot Brasil com o 1º lugar pelos Melhores Memoriais, nas categorias fisco e contribuinte, e no 2º lugar na fase geral do evento, que foi realizado na Universidade de Brasília de 7 a 9 de novembro.

O Tax Moot é uma competição para estudantes de Direito Tributário, que envolve a simulação de uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF). Ocorre nos moldes internacionais do já consagrado Moot Court, importante experiência para estudantes do Direito. Participaram no todo 28 equipes de diferentes instituições de ensino superior, federais e particulares, de todo o Brasil.

No ano passado, a UFPR já havia obtido uma boa colocação, o que estimulou a continuidade do projeto. A orientação dos alunos foi feita pela advogada e sócia do Departamento Tributário da ABA Barbara das Neves, mestranda do programa de Direito Tributário da UFPR, ao lado da procuradora Dayana Uhdre (PGE-PR).

Por sua inserção na atividade acadêmica, Barbara foi chamada pela mentora do projeto, professora Dra. Betina Grupenmacher, para atuar como uma das coaches dos alunos vencedores: Amanda Abreu, Caroline Chen Kravetz, Flávia Treiger Grupenmacher, Gustavo Matschulat, Pedro Penz e Yasmin Hosaka, os dois últimos estagiários do escritório, cujas participações motivaram a ABA a se tornar um dos principais patrocinadores da equipe no evento.

“É importante destacar que os nossos alunos da UFPR estavam entre os mais jovens na final. Eles conquistaram os prêmios mesmo sem terem cursado ainda a disciplina de Direito Tributário na graduação. A análise dos temas em discussão foi desenvolvida apenas no âmbito do Grupo de Estudos Tributários da Universidade”, comemora Barbara.

A preparação foi realizada durante todo o ano de 2018, inclusive aos sábados, com aulas de Direito Tributário, apresentações, debates de casos, elaboração de memoriais, bem como treinos das sustentações orais.

Matérias Relacionadas

Exigência de visto para cidadãos americanos, canadenses e australianos

Em 10 de abril de 2025, entrou em vigor o Decreto nº 11.515 de 2023, que prevê a revogação da dispensa de visto de visita…

Leia mais

Empresas e contribuintes podem transformar o pagamento do IR em…

Fundos sociais e projetos culturais ou desportivos podem receber recursos pelo direcionamento de imposto devido   Cumprir com obrigações fiscais, como o pagamento do imposto…

Leia mais

Empresas ganham mais liberdade para pactuar juros

Nova norma afasta restrições históricas sobre as taxas em operações privadas, mas exige revisão criteriosa de contratos e políticas de crédito   A Lei 14.905/2024,…

Leia mais