O Escritório

História

A ANDERSEN BALLÃO ADVOCACIA foi fundada em 1979, na cidade de Curitiba, pelo advogado Wilson José Andersen Ballão, logo após graduar-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná. O escritório surgiu com o objetivo de prestar serviços jurídicos de alta qualidade, inicialmente na área do Direito Internacional e Marítimo, tendo por clientes pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras. Em meados dos anos 90, o escritório ampliou seu leque de atividades para atender grande demanda surgida em razão do alto nível de seus serviços. Foram instituídos departamentos especializados para as principais áreas do direito. A partir de então, o escritório se consolidou como uma das mais admiradas bancas do Paraná. Atualmente com sedes na Avenida Jaime Reis, em Curitiba, e na cidade portuária de Paranaguá, o escritório mantém quadro de advogados especializados e fluentes em diversos idiomas. Além da experiência de nossos profissionais, o escritório conta com uma eficiente equipe de assistentes e uma excelente infraestrutura, dentro dos mais exigentes padrões internacionais.

Sedes

Imagem destaque

ABA 1

Av. Jaime Reis, 86 - São Francisco, Curitiba - PR, Brasil

A sede principal da Andersen Ballão Advocacia situa-se em imóvel no tradicional bairro curitibano Alto de São Francisco. Em estilo neoclássico, o imóvel passou a abrigar o escritório em 2003. São 400 metros quadrados dedicados à advocacia, incluindo 5 salas de reuniões, instalações dos Departamentos Diretivo, Corporativo e de Contencioso e Arbitragem, bem como dependências administrativas, setor financeiro e secretaria.

ABA Nova

Av. Jaime Reis, 62 - São Francisco, Curitiba - PR, Brasil

Este imóvel, que hoje abriga vários departamentos da Andersen Ballão Advocacia, remonta ao ano de 1976. O projeto original foi elaborado pelo renomado e já falecido arquiteto Julio Pechmann. Inicialmente concebido para uma escola profissionalizante, foi também famosa casa noturna, academia de ginástica e escola de dança.

Em 2015 os arquitetos Mariana Manzoni e Rafael Gonçalves, mantendo o projeto de construção pré-existente, transformaram os mais de 1000m² em modernas instalações para até 95 postos de trabalho.

Imagem destaque
Imagem destaque

ABA Paranaguá

Av. Gabriel de Lara, 1155, Paranaguá – PR, Brasil

Este imóvel ocupado pela Andersen Ballão Advocacia situa-se em área central da cidade de Paranaguá. Além de salas de reunião e escritórios, contém espaço para pequenos eventos.
A localização da sede permite ao escritório uma interação próxima e constante com os clientes sediados em Paranaguá, garantindo um atendimento personalizado e ágil.

Reconhecimento

O escritório mais admirado do Paraná e um dos mais admirados do Brasil

O escritório mais admirado do Paraná e um dos mais admirados do Brasil

Seguindo a tradição já consolidada no mercado e em linha com sua história de 40 anos, completados em outubro de 2019, a Andersen Ballão Advocacia (ABA) foi destaque novamente no Anuário Advocacia 500, pesquisa mais respeitada na área do Direito no país. Entre os escritórios do Paraná, a ABA é recordista, tendo alcançado 12 menções como o mais admirado nas diversas áreas do direito e segmentos de mercado previstos no ranking de escritórios, além de contar com o maior número de advogados com citações no ranking individual.

No ranking nacional por áreas do direito, a ABA recebeu sete menções: na área ambiental, ficou em 5º lugar; no comércio internacional, em 2º; no direito concorrencial, em 4º; em contratos empresariais, em 2º; direito cível, em 4º; societário, em 3º; e na área trabalhista, em 2º lugar.

Já na divisão por setores da economia, o escritório paranaense alcançou quatro menções. Na área de comércio, ficou em 3º lugar; no setor de papel e celulose, em 2º; no ramo de petróleo e gás, em 2º; e no segmento de química e petroquímica, em 4º lugar.
Ler Mais

Também no ranking individual, a ABA teve destaque amplo, com seis advogados mencionados.

Mais uma vez, o advogado Gustavo Almeida de Almeida foi o mais admirado no escritório, com oito menções, e o primeiro colocado no ranking estadual. No ranking nacional, ele pontuou como 1º em comércio internacional; 3º em contratos empresariais e Direito Societário e 4º em Direito Concorrencial. Nos setores da economia, foram três menções, com o 2º lugar em comércio e o 3º nas áreas de papel & celulose e petróleo & gás.

Na sequência, vem o advogado Rafael Filippin, com duas menções, ficando em 5º lugar na área de direito ambiental no ranking nacional e 5º lugar no ranking estadual. Já são seis anos consecutivos com indicações no ranking nacional na área ambiental.

No Departamento Trabalhista, tivemos dois destaques: Edson Hauagge, com duas menções, tendo ficado em 2º lugar na área trabalhista (quinta indicação seguida no ranking nacional) e 3º lugar no ranking estadual. O outro advogado citado foi Vicente Ferrari Comazzi, aparecendo pela primeira vez no ranking, com menção nacional na área do direito do trabalho (5º lugar).
Pelo Departamento Societário, a advogada e sócia-coordenadora Karla Closs Fonseca recebeu duas menções, alcançando o 4º lugar no segmento nacional de química e petroquímica e 5º lugar no ranking estadual.

O resultado, que se estende pelas diversas áreas atendidas pelo escritório, mostra o equilíbrio da qualidade dos serviços prestados entre todos os departamentos, fruto do empenho dos cerca de 50 advogados e demais profissionais e da grande abrangência de áreas atendidas.
Ler Mais
Reconhecimento Alemão: Cruz da Ordem do Mérito

Reconhecimento Alemão: Cruz da Ordem do Mérito

Foi com muita alegria que Wilson José Andersen Ballão, sócio fundador da ABA, recebeu em seu escritório a visita do Cônsul Geral Adjunto da Alemanha em São Paulo, Uwe Heye, no final de abril de 2015. O Cônsul veio informar que a República Federal da Alemanha havia escolhido o advogado para receber a Cruz da Ordem do Mérito. Trata-se de uma honraria concedida a cidadãos alemães ou estrangeiros que tenham contribuído com o desenvolvimento da República Alemã nos campos político socioeconômico ou intelectual. A condecoração foi oficialmente entregue em evento realizado em maio daquele ano.

É a primeira vez que a Cruz da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha é concedida a um curitibano, o que deixou o fundador da ABA muito honrado. Dr. Ballão foi bolsista do governo alemão, é associado fundador da Sociedade Alemã-Brasileira de Juristas (com sede em Frankfurt), foi Diretor da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha por nove anos e, hoje, atua como conselheiro da entidade. Por meio de seu escritório de advocacia, também trabalha em prol do fortalecimento das relações de negócios entre Brasil e Alemanha há mais de 35 anos. “Tudo o que fiz foi também em gratidão ao que já recebi do Governo Alemão”, declarou Wilson José.

O atual diretor da Câmara e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter, confirma que a atuação do advogado no fortalecimento das relações entre os dois países tem sido significativa. “O Dr. Ballão contribuiu com a vinda de diversas empresas de origem alemã para Curitiba, além de trabalhar constantemente para o fortalecimento dos negócios entre os dois países”, declara o Diretor.
A entrega oficial da honraria ocorreu em solenidade realizada na Sede Concórdia do Clube Curitibano e contou com a presença do Cônsul Geral Adjunto da Alemanha em São Paulo, Uwe Heye, e autoridades e personalidades do Estado do Paraná.
Ler Mais

Responsabilidade Social

Além do compromisso com a prestação de serviços jurídicos de alta qualidade, a ANDERSEN BALLÃO ADVOCACIA também promove diversas iniciativas ligadas à área de responsabilidade social e promoção da cidadania. A ANDERSEN BALLÃO ADVOCACIA mantém projetos de cunho social, reconhecendo a importância de se colaborar com a comunidade na busca de uma sociedade mais justa e solidária. Tais atividades são coordenadas pelo Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor, e, além de auxiliar instituições de assistência social a grupos vulneráveis mediante diversas ferramentas de apoio, a ANDERSEN BALLÃO ADVOCACIA adota práticas de uso sustentável dos recursos físicos que consome, além de prestar serviços jurídicos a entidades sociais e culturais sem fins lucrativos e estimular tais iniciativas junto aos clientes.

Entidades Parceiras

A Andersen Ballão Advocacia trabalha para tornar mais próximos os laços entre empresas estrangeiras e brasileiras. Isso é possível graças a uma constante atuação nas principais Câmaras de Comércio e Indústria atuantes no Brasil, que promove o fortalecimento das relações entre os países.