Artigos e Publicações

ABA apoia projetos de energia sustentável

ABA apoia projetos de energia sustentável

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Escritório atende clientes do setor e assessora a luta por políticas públicas voltadas ao biogás e ao biometano

Por atender clientes atuantes no setor de energias renováveis, a Andersen Ballão Advocacia tem se envolvido no incentivo a iniciativas em prol do segmento. Monroe Olsen é sócio do Departamento Tributário do escritório e membro do Conselho de Administração da ABiogás (Associação Brasileira de Biogás e Biometano).

A Associação trabalha por uma política pública específica para o biogás e o biometano. O sócio da ABA vai participar do II Fórum da Indústria do Biogás, nos dias 2 e 3 de dezembro, em São Paulo. Durante o evento, as empresas do setor e órgãos públicos buscarão uma aproximação, bem como discutirão novas formas de financiamentos para projetos e possíveis parcerias.

Monroe explica que o biometano é uma alternativa ambientalmente sustentável e economicamente viável para o setor energético brasileiro. “É uma espécie de combustível gerado a partir do biogás e que é apto a substituir o óleo diesel, com o diferencial de ter a propriedade do carbono neutro”, acentua. A GEO Energética, por exemplo, é uma empresa que produz biogás a partir do reaproveitamento de resíduos poluentes da agroindústria canavieira. “Trata-se de uma espécie de biodigestão que gera produtos utilizados na produção de energia 100% verde”, coloca o sócio da ABA.

Além da GEO Energética, outras empresas do setor utilizam potenciais resíduos orgânicos oriundos da agricultura, do comércio e até do poder público com o mesmo fim. “Diante disso, percebe-se a importância de que as autoridades brasileiras gestoras dos setores da energia elétrica e combustível adotem para o país uma política pública eficaz específica para o biogás e o biometano – na linha do que já foi feito em relação ao biodiesel”, defende Monroe, que acrescenta: “é em favor disso que temos lutado junto à ABiogás”.

No II Fórum da Indústria do Biogás, empresas de diversos setores relacionados à produção e ao aproveitamento de biogás do Brasil e da Alemanha terão a oportunidade de se apresentar aos demais interessados. “Teremos a possibilidade de participar de palestras inovadoras e debates com representantes de entidades públicas e de empresas relevantes que fornecerão insights sobre a indústria e discutirão os desafios para o desenvolvimento futuro do setor”, sublinha Olsen.

De acordo com o sócio da ABA, o escritório une forças com o setor se especializando neste segmento para que a parte técnica das negociações de benefícios fiscais seja rapidamente ampliada no Brasil. Durante o Fórum, Monroe Olsen participará diretamente do debate sobre “Comercialização dos Produtos da Cadeia de Valor do Biogás”, no dia 3 de dezembro, às 10h30.

Saiba mais sobre o II Fórum da Indústria do Biogás:
http://www.forumdobiogas.com.br

Matérias Relacionadas

Empresas devem correr para cumprir prazo da ECF e Lei do Bem

Empresas devem correr para cumprir prazo da ECF e Lei…

Prestação de contas ao fisco e solicitação do incentivo fiscal estão entre as principais demandas tributárias do ano. Prazo vence dia 30 de setembro  …

Leia mais
Voluntariado remoto é oportunidade para empresas ampliarem atividades sociais na pandemia

Voluntariado remoto é oportunidade para empresas ampliarem atividades sociais na…

Descubra como cada setor pode utilizar essa modalidade para marcar presença na área de responsabilidade social   Sua empresa dá oportunidade aos funcionários de trabalhar…

Leia mais
Novas regras de marketing jurídico devem ser usadas para difundir conteúdo relevante

Novas regras de marketing jurídico devem ser usadas para difundir…

Andersen Ballão Advocacia atualiza práticas para garantir uma comunicação democrática e informativa   Trazer informações embasadas, atuais e de interesse público é também um serviço…

Leia mais