Artigos e Publicações

ABA apoia projetos de energia sustentável

ABA apoia projetos de energia sustentável

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Escritório atende clientes do setor e assessora a luta por políticas públicas voltadas ao biogás e ao biometano

Por atender clientes atuantes no setor de energias renováveis, a Andersen Ballão Advocacia tem se envolvido no incentivo a iniciativas em prol do segmento. Monroe Olsen é sócio do Departamento Tributário do escritório e membro do Conselho de Administração da ABiogás (Associação Brasileira de Biogás e Biometano).

A Associação trabalha por uma política pública específica para o biogás e o biometano. O sócio da ABA vai participar do II Fórum da Indústria do Biogás, nos dias 2 e 3 de dezembro, em São Paulo. Durante o evento, as empresas do setor e órgãos públicos buscarão uma aproximação, bem como discutirão novas formas de financiamentos para projetos e possíveis parcerias.

Monroe explica que o biometano é uma alternativa ambientalmente sustentável e economicamente viável para o setor energético brasileiro. “É uma espécie de combustível gerado a partir do biogás e que é apto a substituir o óleo diesel, com o diferencial de ter a propriedade do carbono neutro”, acentua. A GEO Energética, por exemplo, é uma empresa que produz biogás a partir do reaproveitamento de resíduos poluentes da agroindústria canavieira. “Trata-se de uma espécie de biodigestão que gera produtos utilizados na produção de energia 100% verde”, coloca o sócio da ABA.

Além da GEO Energética, outras empresas do setor utilizam potenciais resíduos orgânicos oriundos da agricultura, do comércio e até do poder público com o mesmo fim. “Diante disso, percebe-se a importância de que as autoridades brasileiras gestoras dos setores da energia elétrica e combustível adotem para o país uma política pública eficaz específica para o biogás e o biometano – na linha do que já foi feito em relação ao biodiesel”, defende Monroe, que acrescenta: “é em favor disso que temos lutado junto à ABiogás”.

No II Fórum da Indústria do Biogás, empresas de diversos setores relacionados à produção e ao aproveitamento de biogás do Brasil e da Alemanha terão a oportunidade de se apresentar aos demais interessados. “Teremos a possibilidade de participar de palestras inovadoras e debates com representantes de entidades públicas e de empresas relevantes que fornecerão insights sobre a indústria e discutirão os desafios para o desenvolvimento futuro do setor”, sublinha Olsen.

De acordo com o sócio da ABA, o escritório une forças com o setor se especializando neste segmento para que a parte técnica das negociações de benefícios fiscais seja rapidamente ampliada no Brasil. Durante o Fórum, Monroe Olsen participará diretamente do debate sobre “Comercialização dos Produtos da Cadeia de Valor do Biogás”, no dia 3 de dezembro, às 10h30.

Saiba mais sobre o II Fórum da Indústria do Biogás:
http://www.forumdobiogas.com.br

Matérias Relacionadas

Imigrantes que desejem solicitar naturalização devem se inscrever para as provas do Certificado de Proficiência em Português até 6 de agosto

Imigrantes que desejem solicitar naturalização devem se inscrever para as…

A comprovação da capacidade de comunicar-se em português é um dos requisitos   Imigrantes interessados em ingressar com pedido de naturalização brasileira têm até dia…

Leia mais
Reforma tributária pode trazer sérias consequências para empresas e pessoas físicas

Reforma tributária pode trazer sérias consequências para empresas e pessoas…

Advogados da ABA analisam pontos do projeto governamental e preveem efeitos negativos para o cenário econômico   Após anos de expectativa por uma proposta de…

Leia mais
Andersen Ballão Advocacia é citada no ranking de melhores escritórios da Chambers & Partners

Andersen Ballão Advocacia é citada no ranking de melhores escritórios…

Entrevistas com empresas brasileiras e estrangeiras comprovam profissionalismo e serviços de alto nível   Em seus 41 anos de tradição na advocacia brasileira, a Andersen…

Leia mais