Artigos e Publicações

ABA aprofunda apoio a estudantes universitários

ABA aprofunda apoio a estudantes universitários

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Em nova iniciativa relacionada ao setor acadêmico, a Andersen Ballão Advocacia patrocinou a Semana Acadêmica do Centro Acadêmico Hugo Simas, organizada pelos estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento reuniu importantes nomes do Direito Brasileiro no prédio histórico da Praça Santos Andrade, nos dias 18 a 22 de fevereiro.

As palestras de Jorge Ernesto Roa, Melina Fachin, Roberto Portugal Bacellar e Gustavo Fruet, entre outros, trouxeram aos calouros e veteranos um panorama dos principais debates atuais em torno de temas relevantes do Direito, as transformações das carreiras jurídicas em virtude das inovações tecnológicas, bem como painéis sobre o rumo da democracia brasileira, as reformas política e tributária, entre outros temas.

“Temos no escritório vários profissionais que se graduaram ou realizaram especializações, mestrados e doutorados na UFPR. Assim, nada mais justo do que dar uma pequena retribuição à Universidade em prol da excelência da formação das novas turmas”, considera Barbara das Neves, advogada e sócia do Departamento Tributário da ABA.

Barbara é uma das coaches do Grupo de Estudos Tributários da UFPR, que tem por objetivo capacitar estudantes para a matéria de direito tributário. Com o patrocínio da ABA, uma equipe da universidade foi premiada no II Tax Moot Brasil, em novembro de 2018. Participam do grupo os estagiários da ABA Yasmin Hosaka e Pedro Penz, que também mediaram um bate-papo sobre o tema durante a Semana Acadêmica.

Já em anos anteriores, a ABA apoiou o grupo de Arbitragem da PUC-PR, uma área de especial atuação do escritório e de bastante destaque no Direito Internacional.

Relações acadêmicas

A equipe da ABA conta ainda com diversos advogados que lecionam nos principais cursos de Direito de Curitiba, um contato importante que permite não só inspirar as novas gerações, mas também manter o frescor de ideias originado pelo debate acadêmico.

“A faculdade é o lugar certo para o jovem abrir a mente e desenvolver o pensamento jurídico”, avalia o sócio do Departamento Societário da ABA Augusto Dergint, que ministra aulas de Direito Internacional na PUC-PR. “É onde o estudante deveria encontrar o necessário estímulo. Mas ele não deve ficar apenas restrito à sala de aula, e sim frequentar congressos, realizar viagens de estudos e aproveitar as oportunidades que a própria instituição de ensino proporciona, inclusive os convênios com outras instituições.”

Matérias Relacionadas

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei Rouanet

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei…

Mecanismo de fomento cultural do governo brasileiro foi reformulado em busca de maior transparência A Lei Rouanet foi repaginada pelo governo federal para, de acordo…

Leia mais
Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios a empresários, contadores e operadores do direito

Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios…

Sistema Empresa Fácil desburocratizou diversos serviços, proporcionando mais agilidade para os negócios   Mesmo antes que a pandemia obrigasse as organizações a acelerar seus processos…

Leia mais
Empresas com participação estrangeira devem entregar a Declaração do Censo Quinquenal

Empresas com participação estrangeira devem entregar a Declaração do Censo…

Quem perdeu o prazo de envio das informações ao Banco Central deve regularizar a situação o quanto antes   A cada cinco anos, as empresas…

Leia mais