Artigos e Publicações

ABA auxilia empresas alemãs interessadas no biogás brasileiro

ABA auxilia empresas alemãs interessadas no biogás brasileiro

Publicado em 29/10/2021

Escritório participou de evento da AHK-Rio para compartilhar expertise no ramo e na sua regulação

 

Apesar de a Nova Lei do Gás (nº 14.134/2021), o Decreto n. 10.712/2021 e diversas legislações estaduais brasileiras trazerem regulações a respeito do uso no país dessa fonte energética, restam muitas dúvidas sobre sua real operacionalização.

Quando se trata de empresas estrangeiras, soma-se a esse cenário a necessidade de conhecimento da realidade de negócios brasileira. Com o objetivo de prover acesso a essas informações, a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-Rio) realizou, na última semana de outubro (está certa essa informação?), o evento “Doing Business in Brazil”, com a participação de oito pequenas e médias empresas alemãs interessadas no tema. O encontro online teve a participação do advogado e sócio da Andersen Ballão Advocacia Rafael Filippin, que pôde contribuir com sua expertise no mercado energético nacional.

“Foi uma oportunidade excelente para compartilhar as regras que as empresas da cadeia do biogás precisam atender se desejam exportar para o Brasil. A maioria delas tem tecnologias de conversão de biomassa em biogás e de aproveitamento desse biogás na geração de energia”, explica Filippin.

A partir do tema proposto, o advogado abordou a regulação existente para a entrada no cenário brasileiro de negócios e para as especificidades do setor energético – afinal, o ramo faz parte de sua atividade diária.

“Pude contribuir com alguns dos aspectos jurídicos básicos para a viabilização de parcerias e negócios de empresas estrangeiras no Brasil, como M&A e direito empresarial voltado ao setor”, conta o profissional.

Como resultado, se verifica que o bom relacionamento com empresas alemãs está no DNA da Andersen Ballão Advocacia, e dividir conhecimento faz parte do modelo de negócio do escritório.

Comunicação ANDERSEN BALLÃO ADVOCACIA

Matérias Relacionadas

A Curitiba de 331 anos e os alemães

No longínquo ano de 1833, chegaram a Curitiba Michael Müller e sua esposa Ana Krantz. Vindos da Alemanha, tinham se estabelecido inicialmente na cidade de…

Leia mais

Advogadas da ABA no ranking Análise Advocacia Mulher 2024

O Análise Advocacia Mulher 2024 traz um ranking das advogadas mais admiradas, conforme o número de vezes que cada profissional é reconhecida em pelo menos…

Leia mais

Arte e solidariedade

A exposição “Amor Arte Amor Criança” foi realizada no dia 12 de dezembro do ano passado na sede da Andersen Ballão Advocacia, em Curitiba, e…

Leia mais