Artigos e Publicações

ABA inaugura nova sede em Paranaguá

ABA inaugura nova sede em Paranaguá

Publicado em 07/01/2020

O escritório atuará especialmente no setor portuário e na área trabalhista

A Andersen Ballão Advocacia inaugurou o seu primeiro escritório fora de Curitiba. A cidade escolhida foi Paranaguá, no litoral paranaense. A nova ABA, localizada na Avenida Gabriel de Lara, nº 1155, conta com uma equipe especializada em Direito Trabalhista direcionado ao setor portuário.

A cidade não foi escolhida por acaso. A relação entre Paranaguá e a ABA é antiga. Ali está o Porto de Paranaguá, considerado uma das mais importantes portas de entrada de mercadorias internacionais do país. Um dos casos mais importantes da história do escritório envolveu o Porto. Em 1993, a Andersen Ballão foi chamada para atuar no caso do encalhe do navio holandês New Horizon, no canal da Galheta, em Paranaguá. Ele visava mais de 30 mil toneladas de soja e, graças a liminar deferida em ação impetrada pelo sócio fundador do escritório, Wilson José Andersen Ballão, foi possível realizar a carga. A partir de então, o escritório passou a ser “responsável” pela movimentação de entrada e saída de navios graneleiros do Porto de Paranaguá naquele momento. “Foi um período desafiador, mas cheio de oportunidades”, relembra Dr. Ballão. Desde a sua fundação, em 1979, a ABA tem forte atuação nas áreas de Direito Aduaneiro, Importação e Exportação e Direito do Trabalho.

O trabalho neste setor tem se intensificado nos últimos anos, afinal estima-se que, no Brasil, mais de 90% do comércio exterior nacional seja marítimo, segundo dados divulgados no ano passado pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “Desde 2011, prestamos assessoria para alguns órgãos da área portuária de Paranaguá. Com o aumento da demanda, principalmente na área trabalhista, e visando uma maior qualidade e eficiência no atendimento aos clientes locais, decidimos abrir um escritório em Paranaguá”, explica Enrico Miguel Nichetti, um dos sócios coordenadores do Departamento Trabalhista da Andersen Ballão Advocacia.

Além da questão profissional, a construção dessa nova sede tem um importante significado para a ABA. A cidade também encantou o artista norueguês Alfredo Andersen – bisavô de Dr. Ballão – em sua chegada ao Brasil no Século XIX. O pintor escolheu a cidade como a sua morada quando decidiu se instalar no País. Durante a sua estada, a simplicidade da época, a composição exuberante da natureza e os detalhes preciosos das construções inspiraram o pai da pintura paranaense na criação de inúmeras obras, sendo que algumas delas compõem a decoração das sedes da ABA.

O novo momento do escritório traz uma perspectiva otimista. Com esta inauguração e o aumento do interesse dos agentes econômicos pelos serviços no litoral paranaense, espera-se uma aproximação com os clientes. “Valorizamos as relações pessoais, por isso este movimento possibilitará a desejada melhoria contínua de qualidade em nossos serviços”, finaliza o coordenador do Departamento Trabalhista do escritório.

Matérias Relacionadas

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no estado

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no…

Com assessoria jurídica da Andersen Ballão Advocacia, entidade apoia projetos culturais, científicos, históricos, literários, artísticos, gastronômicos, entre outros   Sediado oficialmente no prédio histórico do…

Leia mais
Clareza do contrato social é importante em favor da continuidade da empresa após a morte de sócios

Clareza do contrato social é importante em favor da continuidade…

DREI admite a transferência de quotas sem alvará judicial ou escritura pública de partilha   Uma decisão recente do Departamento Nacional de Registro Empresarial e…

Leia mais
Convênio da ABA com o Programa FAE LAW Experience capacita estudantes para a prática do direito

Convênio da ABA com o Programa FAE LAW Experience capacita…

O desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais necessárias no mercado jurídico é o foco da parceria   A prática do direito requer, por natureza, atualização…

Leia mais