
Advogada da ABA esclarece dúvidas sobre o ICMS Importação em evento da Amcham
Publicado em 07/01/2020
.
Em palestra voltada aos associados da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (AMCHAM) e convidados, no dia 16 de abril, a advogada do Departamento Tributário da ABA Barbara das Neves trouxe as principais atualizações sobre as especificidades e problemáticas relacionadas ao ICMS Importação, a exemplo dos benefícios fiscais concedidos no estado do Paraná.
A advogada participou do evento a convite do vice-presidente do comitê de Comércio Exterior da Amcham, Maicon Borba. Participou também do evento a procuradora do estado do Paraná Dayana de Carvalho Uhdre.
Em sua fala, Barbara esclareceu, entre outros temas, os cuidados necessários na importação por conta e ordem/encomenda, além da contabilização de benefícios e incentivos fiscais segundo as atualizações da Lei nº 12.973/2014.
“Os principais problemas decorrem da dúvida sobre qual o estado competente para a cobrança, especialmente quando um produto é direcionado diretamente ao porto em que o cliente de determinada sociedade está localizado”, explica a advogada. Além disso, existem questionamentos relacionados à aplicação de benefícios fiscais e à forma como tais incentivos são contabilizados, tema que ela pôde esclarecer na ocasião.
Como se sabe, compete aos estados e ao Distrito Federal instituírem o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, ainda que iniciadas no exterior. As leis estaduais devem obedecer a disciplina do texto constitucional e de Lei Complementar (Lei Kandir), mas cada estado precisa de sua própria lei instituindo o tributo e definindo a forma de tributação em seus respectivos territórios. Essas e outras questões puderam ser esclarecidas na palestra.
Entre as recomendações para empresas que enfrentam dificuldades relacionadas à tributação de ICMS Importação estão: verificar os posicionamentos administrativos de cada um dos entes federativos envolvidos, de modo a concluir para qual estado realizar o recolhimento do ICMS importação; e consultar especialistas em relação aos benefícios aplicáveis e à contabilização, com o objetivo de evitar o pagamento do IRPJ e CSLL sobre tais valores.
Matérias Relacionadas

Economia criativa avança no Brasil e exige que empresas tratem…
Setor privado pode se tornar impulsionador desse segmento por meio do compromisso com transformação econômica e social A economia criativa tem se consolidado como uma…
Leia mais
Com novas regras, declarar patrimônio no exterior exige preparo técnico…
Há mais de 20 anos, a Andersen Balão presta consultoria especializada em tributação de pessoas físicas com bens e rendimentos fora do Brasil Quem possui…
Leia mais
Mudanças na cidadania italiana serão tema de evento online com…
Evento promovido pela ABA e BMA reúne juristas e ex-deputada ítalo-brasileira para orientar descendentes diante das novas exigências da lei italiana O Brasil abriga a…
Leia mais