Artigos e Publicações

Advogada da ABA esclarece dúvidas sobre o ICMS Importação em evento da Amcham

Advogada da ABA esclarece dúvidas sobre o ICMS Importação em evento da Amcham

Publicado em 7 de janeiro de 2020

.

Em palestra voltada aos associados da Câmara Americana de Comércio para o Brasil  (AMCHAM) e convidados, no dia 16 de abril, a advogada do Departamento Tributário da ABA Barbara das Neves trouxe as principais atualizações sobre as especificidades e problemáticas  relacionadas ao ICMS Importação, a exemplo dos benefícios fiscais concedidos no estado do Paraná.

A advogada participou do evento a convite do vice-presidente do comitê de Comércio Exterior da Amcham, Maicon Borba. Participou também do evento a procuradora do estado do Paraná Dayana de Carvalho Uhdre.

Em sua fala, Barbara esclareceu, entre outros temas, os cuidados necessários na importação por conta e ordem/encomenda, além da contabilização de benefícios e incentivos fiscais segundo as atualizações da Lei nº 12.973/2014.

“Os principais problemas decorrem da dúvida sobre qual o estado competente para a cobrança, especialmente quando um produto é direcionado diretamente ao porto em que o cliente de determinada sociedade está localizado”, explica a advogada. Além disso, existem questionamentos relacionados à aplicação de benefícios fiscais e à forma como tais incentivos são contabilizados, tema que ela pôde esclarecer na ocasião.

Como se sabe, compete aos estados e ao Distrito Federal instituírem o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, ainda que iniciadas no exterior. As leis estaduais devem obedecer a disciplina do texto constitucional e de Lei Complementar (Lei Kandir), mas cada estado precisa de sua própria lei instituindo o tributo e definindo a forma de tributação em seus respectivos territórios. Essas e outras questões puderam ser esclarecidas na palestra.

Entre as recomendações para empresas que enfrentam dificuldades relacionadas à tributação de ICMS Importação estão: verificar os posicionamentos administrativos de cada um dos entes federativos envolvidos, de modo a concluir para qual estado realizar o recolhimento do ICMS importação; e consultar especialistas em relação aos benefícios aplicáveis e à contabilização, com o objetivo de evitar o pagamento do IRPJ e CSLL sobre tais valores.

Matérias Relacionadas

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei Rouanet

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei…

Mecanismo de fomento cultural do governo brasileiro foi reformulado em busca de maior transparência A Lei Rouanet foi repaginada pelo governo federal para, de acordo…

Leia mais
Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios a empresários, contadores e operadores do direito

Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios…

Sistema Empresa Fácil desburocratizou diversos serviços, proporcionando mais agilidade para os negócios   Mesmo antes que a pandemia obrigasse as organizações a acelerar seus processos…

Leia mais
Empresas com participação estrangeira devem entregar a Declaração do Censo Quinquenal

Empresas com participação estrangeira devem entregar a Declaração do Censo…

Quem perdeu o prazo de envio das informações ao Banco Central deve regularizar a situação o quanto antes   A cada cinco anos, as empresas…

Leia mais