Artigos e Publicações

Advogada da ABA faz moderação em conferência de arbitragem em Assunção

Publicado em 8 de janeiro de 2020

Lívia Moraes destaca a importância de se investir na prática arbitral e de disseminar o conhecimento relacionado ao tema 

A advogada do Departamento Corporativo da ABA Lívia Moraes foi a moderadora da mesa-redonda “Uma visão prática do procedimento arbitral”, durante o evento de abertura da XI Conferência Latino-Americana de Arbitragem, que ocorreu na última semana de maio em Assunção, no Paraguai.

“A utilização da arbitragem tem crescido cada vez mais no Brasil e na América Latina, mas ainda existe muito espaço para crescimento”, destaca a advogada. Ela salienta a importância de oferecer oportunidades aos estudantes de vivenciar a prática da arbitragem, pois o desconhecimento pode levar ao mal uso desse instituto.

Durante sua formação, Lívia participou de atividades acadêmicas e jurídicas relacionadas ao tema, incluindo um ano de assessoria a tribunais arbitrais na Corte Permanente de Arbitragem de Haia, na Holanda.

Grande defensora da arbitragem, ela salienta que o processo facilita a resolução de disputas. “A arbitragem oferece um procedimento muito mais célere, que proporciona às partes uma decisão final e justa, tendo em vista que os árbitros são escolhidos pelas partes, as quais podem e devem se valer desse fato para exercer sua autonomia de uma forma estratégica”, explica.

Matérias Relacionadas

Nova Lei de Franquia amplia uso da arbitragem na resolução de controvérsias

Nova Lei de Franquia amplia uso da arbitragem na resolução…

Benefícios incluem a rapidez e confidencialidade das sentenças   Com a publicação da nova Lei de Franquia, no fim de 2019, o uso da arbitragem…

Leia mais

Importador deve ficar atento à cobrança por sobrestadia de container

A cobrança pela sobrestadia de containers nos portos (demurrage) tem natureza jurídica de multa de sobrestadia. No caso do Brasil, a burocracia na liberação das cargas…

Leia mais

“Credor colaborador” é beneficiado na recuperação judicial

ABA oferece a seus clientes análise aprofundada de Planos de Recuperação para apressar recebimento de créditos Uma alternativa para as empresas que têm valores a…

Leia mais