Artigos e Publicações

Andersen Ballão propaga a arte paranaense

Andersen Ballão propaga a arte paranaense

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Telas de Alfredo Andersen que decoram o escritório compõem exposição em homenagem ao artista no Rio de Janeiro e em Santa Catarina

Quem visita o escritório Andersen Ballão Advocacia percebe logo de início a valorização das artes plásticas na decoração dos ambientes. Entre as obras expostas nas diversas salas da ABA, sempre receberam especial destaque as telas do artista norueguês Alfredo Andersen. O pai do impressionismo brasileiro é também bisavô do sócio-fundador do escritório, Wilson José Andersen Ballão. Reconhecidos por sua importância história, em outubro os quadros do escritório foram emprestados para compor uma rica exposição que tem viajado o Brasil.

Ao todo, são 55 telas de Alfredo Andersen cedidas por seis colecionadores e oito instituições para formar a exposição “Andersen volta ao Rio” (que ficou em cartaz no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro até 6 de outubro e que seguiu para Florianópolis no dia 14). O escritório Andersen Ballão emprestou para a mostra obras importantes, como “Paisagem de Kristiansand” (um retrato da terra natal do artista), ”Queimada” (paisagem típica brasileira de 1904) e “Gloriosos Campos” (de 1923).

A iniciativa das exposições itinerantes veio da Sociedade dos Amigos Alfredo Andersen, entidade da qual Wilson José Andersen Ballão é fundador e atual presidente. A ação também conta com a parceria do Consulado Geral da Noruega e do Museu Alfredo Andersen. A mostra tem a curadoria da artista plástica Amarílis Puppi.

Alfredo Andersen foi responsável pela formação de uma geração de pintores brasileiros entre 1892 e 1935. Retratou com singularidade melancólica personalidades, paisagens e cenas do cotidiano local afetado pela luminosidade das terras tropicais. “Trata-se de um artista que nos legou obras que transcendem fronteiras. A exposição das obras de Andersen pelo Brasil propicia a visão da importância desse artista para a formação da cultura estética pátria”, destaca Amarílis.

Serviço
Exposição Andersen em Florianópolis
Local: Museu de Arte de Santa Catarina
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Florianópolis
Período: de 14 de outubro a 1º de dezembro
Custo: entrada franca.
Mais informações: (48) 3953-2322

Matérias Relacionadas

Advogadas da ABA palestram em seminários de parceiros e institutos de referência

Advogadas da ABA palestram em seminários de parceiros e institutos…

O Programa Paraná Competitivo e a adequação à LGPD foram temas de grande interesse entre participantes Além de dividir informações e possibilitar um amplo debate…

Leia mais
Processo migratório laboral para o Brasil é tema de novo webinar da ABA

Processo migratório laboral para o Brasil é tema de novo…

Necessidade de visto, autorização de residência, documentação, aspectos tributários e trabalhistas da residência no país serão abordados em discussão virtual Apesar da queda no investimento…

Leia mais
Webinars da ABA trouxeram esclarecimentos e estimularam debates relacionados à covid-19

Webinars da ABA trouxeram esclarecimentos e estimularam debates relacionados à…

Equipe do escritório promoveu seminários em outubro com informações sobre a renegociação de contratos e aspectos trabalhistas da pandemia Ao longo do mês de outubro,…

Leia mais