Artigos e Publicações

Comprovação de dispêndios do programa Rota 2030 é postergada

Comprovação de dispêndios do programa Rota 2030 é postergada

Publicado em 30/11/2020

Saiba a importância da adequação dos dados para garantir esse benefício fiscal destinado ao setor automotivo

 

Um dos programas de incentivo fiscal mais úteis ao empresariado brasileiro, porém um tanto complexo nos detalhes de sua execução, o Rota 2030 exige a comprovação de dispêndios até 31 de dezembro deste ano. A data original foi postergada pela portaria nº 363/2020, que concedeu seis meses a mais aos contribuintes.

Para o adequado aproveitamento do benefício, é necessário que as empresas do ramo automotivo realizem o preenchimento minucioso de informações. “Quanto mais organizados e detalhados os dados a serem prestados, maiores as chances de aprovação dos projetos”, explica o advogado Amauri Melo, do Departamento Tributário da Andersen Ballão Advocacia.

“A integração entre as equipes de engenharia, financeira e fiscal é fundamental. Para isso, os próprios Anexos que integram a Portaria Interministerial n.º 3.852/2020 são uma referência para a melhor forma de preenchimento do formulário eletrônico. Analisar os termos da Portaria com atenção e contar com assistência técnica especializada podem auxiliar muito na prestação das informações”, garante o especialista tributário.

Com a pandemia e a crise subsequente, o cenário econômico atual e futuro é extremamente desafiador para o segmento automotivo. “O ROTA 2030 surge como uma alternativa para auxílio financeiro às empresas, pois pode gerar relevante economia tributária. Para isso, é importante que o contribuinte preste informações com qualidade às autoridades, aumentando as chances de aprovação dos projetos,” destaca o advogado.

Matérias Relacionadas

Métodos alternativos de resolução de conflito estão no DNA da Andersen Ballão Advocacia

Métodos alternativos de resolução de conflito estão no DNA da…

Negociação, conciliação, mediação e arbitragem são especialidades da banca e prática dos advogados da casa   O Brasil é o quarto país em número de…

Leia mais
Desoneração da folha de pagamento é prorrogada para 17 setores até 2023

Desoneração da folha de pagamento é prorrogada para 17 setores…

Continuidade do benefício, que venceria agora em dezembro, deve receber a sanção presidencial   O fim de ano trouxe um alívio para empresários de 17…

Leia mais
Empresas nacionais e com sede no exterior devem estar atentas à indicação do Beneficiário Final

Empresas nacionais e com sede no exterior devem estar atentas…

Instrução Normativa da Receita Federal indica a necessidade do registro em prazo de 90 a 180 dias da inscrição no CNPJ   É longo o…

Leia mais