Artigos e Publicações

Conheça a estrutura da Andersen Ballão

Conheça a estrutura da Andersen Ballão

Publicado em 07/01/2020

Atendimento multidisciplinar é um dos diferenciais do escritório

Com quase 40 anos no mercado, a Andersen Ballão Advocacia atua na prestação de serviços jurídicos nas áreas do Direito Empresarial, Comercial e Internacional. Com sólida experiência em segmentos como o Direito Tributário, Trabalhista, Societário, Aduaneiro, Ambiental, Arbitragem, Contencioso, Marítimo e Portuário, o escritório atende empresas brasileiras e estrangeiras dos setores de Agronegócios, Automotivo, Comércio Exterior, Energia, Florestal, Óleo e Gás, TI, e Terceiro Setor, dentre outros.

Para atender as diferentes demandas dos clientes, nove divisões internas do escritório – os Departamentos Corporativo, Societário, Trabalhista, Tributário, Contencioso e Arbitragem, Direito Público, Assuntos Culturais e Terceiro Setor, Desportivo e Assessoria em Comércio Exterior atuam em parceria. Para o Gerente Jurídico da ABA, Gil Justen, um dos grandes diferenciais da ABA é oferecer esse atendimento interdisciplinar. “Graças a nossa estrutura flexível, o escritório consegue combinar as atividades de especialistas de vários ramos do Direito em cada tarefa, o que resulta em um serviço eficiente e de grande qualidade. Há determinadas atividades em que a conjugação de rotinas interdepartamentais ocorre de forma contínua, com grande agilidade, como, por exemplo, na constituição de sociedades. Para o detalhamento do objeto social, por exemplo, contamos com análises no âmbito empresarial, regulatório, sindical, tributário e ambiental, para citar os mais ramos mais frequentes”, afirma. Alteração de documentos constitutivos, contratos com fornecedores, análises societárias também são realizadas com o envolvimento de vários ramos do direito.

Semanalmente os sócios coordenadores dos departamentos do escritório se reúnem para compartilhar informações sobre os projetos e serviços que estão sendo desenvolvidos. O crescimento da demanda e da equipe do escritório impôs a adoção de práticas modernas de gestão para conseguir coordenar as diversas atividades prestadas aos clientes.

O escritório conta ainda com profissionais exclusivos para gestão. Além do Gerente Jurídico, a ABA conta com uma Gerente Financeira e uma Gerente Administrativa, bem como com quadro de profissionais da Administração que atuam para que os serviços jurídicos sejam prestados num ambiente adequado e sob rotinas eficientes. “Com a ampliação natural dos serviços, das demandas e do foco na qualidade dos atendimentos, o escritório sempre esteve em ritmo de crescimento, o que gerou a necessidade de termos profissionais exclusivos para gerir esses serviços, para que o corpo técnico pudesse se concentrar exclusivamente às questões jurídicas”, explica Justen.

Desde o ano passado a ABA adicional uma nova instância para administrar suas atividades. Foram criados os comitês de gestão, que discutem temas relacionados à Tecnologia da Informação (TI), Recursos Humanos, Controladoria, Honorários, Compliance, Comunicação e Marketing. Compostos por sócios departamentais, sob a orientação de sócios-coordenadores, os comitês têm o objetivo de agregar visões de gestão de advogados atuantes em diferentes departamentos.

O Gerente Jurídico da ABA explica que antes da criação dos comitês, as deliberações centrais do escritório eram tomadas pelos sócios-coordenadores de cada departamento. “Agora, eles participam do processo decisório através dos comitês, onde são discutidas iniciativas inovadoras que possam contribuir com as ações que envolvam essas áreas específicas”, destaca.

Matérias Relacionadas

Métodos alternativos de resolução de conflito estão no DNA da Andersen Ballão Advocacia

Métodos alternativos de resolução de conflito estão no DNA da…

Negociação, conciliação, mediação e arbitragem são especialidades da banca e prática dos advogados da casa   O Brasil é o quarto país em número de…

Leia mais
Desoneração da folha de pagamento é prorrogada para 17 setores até 2023

Desoneração da folha de pagamento é prorrogada para 17 setores…

Continuidade do benefício, que venceria agora em dezembro, deve receber a sanção presidencial   O fim de ano trouxe um alívio para empresários de 17…

Leia mais
Empresas nacionais e com sede no exterior devem estar atentas à indicação do Beneficiário Final

Empresas nacionais e com sede no exterior devem estar atentas…

Instrução Normativa da Receita Federal indica a necessidade do registro em prazo de 90 a 180 dias da inscrição no CNPJ   É longo o…

Leia mais