Artigos e Publicações

Departamento Trabalhista em foco

Departamento Trabalhista em foco

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Excelência em consultoria e negociações coletivas é o diferencial desta subdivisão da ABA

As questões trabalhistas influenciam diretamente o andamento dos negócios de uma organização e perpassam todos os seus setores de atuação. Em um país tido como protecionista e com sindicatos significativamente influentes, a importância do Direito do Trabalho se torna ainda mais expressiva. Consciente desta realidade, a Andersen Ballão Advocacia investe em seu Departamento Trabalhista de uma maneira ampla. O escritório atende com propriedade empresas nacionais e estrangeiras de pequeno, médio e grande porte; tanto em atividades consultivas quanto contenciosas. Abaixo, conheça melhor as especialidades da ABA nestas áreas.

Com uma equipe composta por 13 pessoas – nove advogados e quatro estagiários – o Departamento Trabalhista da Andersen Ballão é coordenado por Edson Hauagge e Enrico Miguel Nichetti e mescla a maturidade de profissionais mais experientes com a atualização de novos talentos. “Nós nos orgulhamos de ter uma estrutura de pessoal competente e preparada para as demandas mais atuais que o mercado apresenta. Mantemos essa equipe por meio de um rigoroso processo de seleção e práticas motivacionais capazes de gerar um clima de integração e profissionalismo“, declara Edson, que também é sócio da ABA e Mestre em Direito pela UFPR.

Entre os diferenciais do contencioso está a organização no atendimento aos clientes, que permite uma divisão clara dos supervisores das tarefas desenvolvidas e um resultado final potencializado. “Dividimos nossa equipe no que denominamos de células, que são coordenadas pelos advogados mais experientes e possibilitam maior proximidade com os clientes, assim mais efetividade e qualidade nos serviços prestados”, enfatiza Edson.

O Departamento Trabalhista também tem se destacado por suas atuações em grandes negociações coletivas com sindicatos, associações de classe e empresas importantes a nível nacional, principalmente nos setores automotivo e portuário. Segundo Enrico Miguel Nichetti, sócio do escritório e responsável pelas negociações coletivas, os advogados da ABA participam de todo este processo, desde o seu início, através de reuniões prévias, nas assembleias, até a redação final dos instrumentos de negociação coletiva – o que diferencia o escritório no atendimento dos interesses das empresas.

Na atividade consultiva, tendo como foco a eficiência de seus serviços, a Andersen Ballão oferece orientação jurídica em alinhamento com as estratégias das organizações e a atuação de seus setores de Recursos Humanos. Trata-se de uma área especializada em viabilizar decisões de gestão de RH e prevenir litígios, elaborando e analisando instrumentos de contrato de trabalho, oferecendo consultoria em diversos aspectos legais, incluindo, o trabalho de estrangeiros no Brasil, entre outras atividades.

Os coordenadores do Departamento Trabalhista da ABA ainda destacam que todas as rotinas administrativas de suas equipes são auditadas e sujeitas a controles múltiplos, visando um acompanhamento preciso de prazos processuais e audiências.

Para saber mais sobre esta subdivisão do escritório, acesse:
Área de atuação: Trabalhista

Matérias Relacionadas

Lei que exige afastamento de gestantes do trabalho presencial requer cuidados

Lei que exige afastamento de gestantes do trabalho presencial requer…

Mesmo com a vacina e caso haja o desejo por parte da colaboradora em permanecer na empresa, a recomendação é seguir a legislação   Desde…

Leia mais
Lei do Bem estimula inovação, pesquisa e desenvolvimento

Lei do Bem estimula inovação, pesquisa e desenvolvimento

Saiba como proceder da melhor forma no levantamento de informações a serem enviadas até 31 de julho   Um dos principais mecanismos de fomento brasileiros,…

Leia mais
Taxa Siscomex é alterada a partir de junho

Taxa Siscomex é alterada a partir de junho

Saiba como proceder com relação às mudanças tributárias no comércio exterior   Com a publicação pelo Ministério da Economia da Portaria nº 4.131/2021, ficam alterados…

Leia mais