Artigos e Publicações

Departamento Tributário em foco

Departamento Tributário em foco

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Organização interna, especialização e planejamento estratégico marcam a atuação desta subdivisão da ABA

Sabe-se que a advocacia tributária tem um papel fundamental no desenvolvimento de um país. No Brasil, essa importância se eleva diante de uma política de tributos tão complexa e produtora de insatisfações variadas. Tendo em vista este panorama, o escritório Andersen Ballão Advocacia tem investido com afinco na profissionalização de seu Departamento Tributário para oferecer assessoria especializada a pessoas físicas e jurídicas. Acompanhe abaixo as últimas novidades desta subdivisão da ABA e conheça melhor o trabalho realizado por ela.

Coordenado pelos advogados Monroe Olsen (graduado em Direito e em Administração, e mestre em Tributação Internacional) e Marcelo Diniz (graduado em Direito e especialista com LLM em Direito Empresarial), o Departamento Tributário da ABA é composto por 17 membros -entre advogados e estagiários. Alguns dos diferenciais desta equipe são seu perfil jovem e dinâmico aliado à experiência dos coordenadores, seu entrosamento e facilidade de trabalho em conjunto e sua especialização e organização interna, com duas subdivisões de atuação.

No que diz respeito à distribuição do trabalho, os serviços de consultoria e planejamento tributário são comandados pelo advogado Monroe Olsen. A equipe sob sua coordenação também é especializada em impostos diretos (IRPJ, IRPF, entre outros). Já Diniz está à frente do contencioso tributário, que envolve processos administrativos e judiciais onde se discutem temas tributários, como a incidência ou não de um tributo e seu valor. Seu pessoal, ainda, atua também em consultoria, com prioridade para impostos indiretos (ICMS, IPI, ISS).

De acordo com os coordenadores do Departamento Tributário da ABA, tal organização interna tem feito com que as equipes busquem capacitação direcionada e se especializem cada vez mais em suas atribuições. Desta forma, eles vem superando as expectativas dos clientes externos e internos. “A profissionalização tem sido essencial para nós. No final do ano passado, definimos a nossa Visão, Missão e Valores e, a partir disso e de nossas demandas, estabelecemos um planejamento estratégico de ações. E para o alinhamento da equipe e a manutenção deste plano, temos realizado reuniões periódicas”, explica Monroe.

Entre os serviços nos quais o Departamento tem atuado com excelente retorno, estão a consultoria a expatriados, gestão de grandes fortunas, tributação internacional e a administração de benefícios fiscais. A atuação completa do Tributário da Andersen Ballão pode ser consultada no site do escritório, pelo endereço:
http://www.andersenballao.com.br/areas-atuacao/tributario/

Matérias Relacionadas

Empresas devem correr para cumprir prazo da ECF e Lei do Bem

Empresas devem correr para cumprir prazo da ECF e Lei…

Prestação de contas ao fisco e solicitação do incentivo fiscal estão entre as principais demandas tributárias do ano. Prazo vence dia 30 de setembro  …

Leia mais
Voluntariado remoto é oportunidade para empresas ampliarem atividades sociais na pandemia

Voluntariado remoto é oportunidade para empresas ampliarem atividades sociais na…

Descubra como cada setor pode utilizar essa modalidade para marcar presença na área de responsabilidade social   Sua empresa dá oportunidade aos funcionários de trabalhar…

Leia mais
Novas regras de marketing jurídico devem ser usadas para difundir conteúdo relevante

Novas regras de marketing jurídico devem ser usadas para difundir…

Andersen Ballão Advocacia atualiza práticas para garantir uma comunicação democrática e informativa   Trazer informações embasadas, atuais e de interesse público é também um serviço…

Leia mais