Artigos e Publicações

Direito Desportivo é a mais nova área de atuação da ABA

Direito Desportivo é a mais nova área de atuação da ABA

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Departamento vem atender à crescente de profissionalização das atividades desportivas no país.

O mercado desportivo brasileiro vem passando por um intenso processo de profissionalização. Fato que se manifesta não apenas pela realização de grandes eventos desportivos – como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio 2016 – mas também pelo afluxo de investimentos em gestão e marketing desportivo nos últimos anos, que vieram para ficar. Esse mercado tem elevado a necessidade de consultoria jurídica desportiva especializada. Para atender a esta demanda, o escritório Andersen Ballão Advocacia pretende investir neste segmento com afinco nos próximos anos, desenvolvendo um departamento específico para o Direito Desportivo.

A nova área de atuação da ABA vai usufruir do expertise do advogado Gil Justen Santana, em atuação no escritório desde 2012 como gerente jurídico. Justen conduziu por 14 anos o departamento jurídico de um dos principais clubes do futebol paranaense, ganhando experiência tanto na consultoria jurídico-desportiva quanto no gerenciamento de escritórios de advocacia terceirizados, o que lhe capacitou a exercer as mesmas funções na Andersen Ballão Advocacia.

O atual gerente jurídico da Andersen Ballão coordenará o Departamento de Direito Desportivo do escritório, contando com a parceria das demais áreas de atuação da ABA. “Esse será o grande diferencial do nosso trabalho. A maior parte das demandas em Direito Desportivo geralmente envolve questões ligadas a outras áreas do direito, como o Direito do Trabalho, o Direito Empresarial e o Direito Tributário. Quando isso ocorrer, teremos a atuação compartilhada com os especialistas do nosso escritório nesses assuntos. Isso significará que o cliente da área desportiva contará, em cada serviço, com a atuação de profissionais especializados não só no Direito Desportivo em si, como nos demais ramos jurídicos relacionados ao tema”, enfatiza Justen.

A Andersen Ballão Advocacia já atende clientes no ramo desportivo. A ideia é aprimorar e expandir essa consultoria. O coordenador do novo Departamento de Direito Desportivo conclui: “Vamos atender com excelência a uma necessidade cada vez mais visível no mercado. A legislação prevê diversas formas de investimento no esporte e as empresas estão mais atentas a este contexto. A exigência de especialistas no setor tende a crescer”.

Matérias Relacionadas

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei Rouanet

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei…

Mecanismo de fomento cultural do governo brasileiro foi reformulado em busca de maior transparência A Lei Rouanet foi repaginada pelo governo federal para, de acordo…

Leia mais
Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios a empresários, contadores e operadores do direito

Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios…

Sistema Empresa Fácil desburocratizou diversos serviços, proporcionando mais agilidade para os negócios   Mesmo antes que a pandemia obrigasse as organizações a acelerar seus processos…

Leia mais
Empresas com participação estrangeira devem entregar a Declaração do Censo Quinquenal

Empresas com participação estrangeira devem entregar a Declaração do Censo…

Quem perdeu o prazo de envio das informações ao Banco Central deve regularizar a situação o quanto antes   A cada cinco anos, as empresas…

Leia mais