Artigos e Publicações

Enquanto a Lei da Terceirização não vem…

Enquanto a Lei da Terceirização não vem…

Publicado em 07/01/2020

Departamento Trabalhista da Andersen Ballão orienta empresas sobre Projeto de Lei 4.330/04

O Projeto de Lei 4.330/04 – que regulamenta contratos de prestação de serviços e estabelece normas e critérios para a terceirização – teve seu texto inicial aprovado no dia 8 de abril pela Câmara dos Deputados. Na última quarta-feira do dia 22, as análises das emendas (propostas de alteração no texto) também foram concluídas. Agora, o Projeto aguarda apreciação pelo Senado e, apesar de não haver certezas sobre a sua aprovação, tem gerado expectativa entre o empresariado.

Um dos pontos de maior polêmica no Projeto diz respeito à possibilidade de terceirização de qualquer atividade empresarial, inclusive a atividade principal da empresa. Contudo, o texto prevê também a responsabilidade solidária das contratantes em relação aos direitos trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores terceirizados.

“Sobre este ponto, temos sentido vários empresários receosos. Indagam sobre como se dará a aplicação da nova lei e em que medida em exato será cobrada a responsabilidade trabalhista de uma empresa contratante”, aponta o integrante do Departamento Trabalhista da ABA, o advogado Vicente Ferrari Comazzi, que ainda orienta: “Por enquanto, não há razão, porém, para grande apreensão. Considero conveniente que, antes de qualquer especulação sobre este tema, aguardemos a finalização da tramitação do projeto no legislativo”.

Vicente considera ser este um momento de mobilização das classes para negociações no Senado. “Esta é a hora de o empresariado também movimentar seus órgãos representativos para deixar claro aos senadores as suas preocupações e vontades. É uma atitude necessária e saudável para a democracia”, expõe o advogado da Andersen Ballão.

Matérias Relacionadas

ABA é um dos escritórios mais admirados pelo Ranking Análise Regional

ABA é um dos escritórios mais admirados pelo Ranking Análise…

Com tradição de 42 anos e atuação nacional e internacional, firma agradece a menção e confiança de todos os clientes   Como ocorre desde que…

Leia mais
Crescem os números de doações online e voluntariado no país após o período de pandemia

Crescem os números de doações online e voluntariado no país…

Solidariedade dos brasileiros aumentou em 192% as doações online e o número de voluntários ativos chega a 57 milhões   A pandemia aumentou ainda mais…

Leia mais
Empresas devem atentar às novas regras do benefício de alimentação para trabalhadores

Empresas devem atentar às novas regras do benefício de alimentação…

Medida Provisória modifica alguns requisitos do PAT, que segue como ótima opção para gerenciar auxílio   Muitas vezes, o trabalhador opta por uma vaga de…

Leia mais