Artigos e Publicações

Enquanto a Lei da Terceirização não vem…

Enquanto a Lei da Terceirização não vem…

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Departamento Trabalhista da Andersen Ballão orienta empresas sobre Projeto de Lei 4.330/04

O Projeto de Lei 4.330/04 – que regulamenta contratos de prestação de serviços e estabelece normas e critérios para a terceirização – teve seu texto inicial aprovado no dia 8 de abril pela Câmara dos Deputados. Na última quarta-feira do dia 22, as análises das emendas (propostas de alteração no texto) também foram concluídas. Agora, o Projeto aguarda apreciação pelo Senado e, apesar de não haver certezas sobre a sua aprovação, tem gerado expectativa entre o empresariado.

Um dos pontos de maior polêmica no Projeto diz respeito à possibilidade de terceirização de qualquer atividade empresarial, inclusive a atividade principal da empresa. Contudo, o texto prevê também a responsabilidade solidária das contratantes em relação aos direitos trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores terceirizados.

“Sobre este ponto, temos sentido vários empresários receosos. Indagam sobre como se dará a aplicação da nova lei e em que medida em exato será cobrada a responsabilidade trabalhista de uma empresa contratante”, aponta o integrante do Departamento Trabalhista da ABA, o advogado Vicente Ferrari Comazzi, que ainda orienta: “Por enquanto, não há razão, porém, para grande apreensão. Considero conveniente que, antes de qualquer especulação sobre este tema, aguardemos a finalização da tramitação do projeto no legislativo”.

Vicente considera ser este um momento de mobilização das classes para negociações no Senado. “Esta é a hora de o empresariado também movimentar seus órgãos representativos para deixar claro aos senadores as suas preocupações e vontades. É uma atitude necessária e saudável para a democracia”, expõe o advogado da Andersen Ballão.

Matérias Relacionadas

Comemorações dos 160 anos de Andersen destacam legado valioso do pai da pintura paranaense

Comemorações dos 160 anos de Andersen destacam legado valioso do…

Museu Casa Alfredo Andersen promoveu semana de eventos virtuais que celebraram e educaram a respeito das artes   No mês em que Alfredo Andersen completaria…

Leia mais
Processo migratório laboral para o Brasil e LGPD na saúde suplementar foram debatidos pelos times da ABA em novembro

Processo migratório laboral para o Brasil e LGPD na saúde…

Oportunidade de disseminar informações no mundo virtual tem sido amplamente utilizada pelo escritório ao longo do ano   Motivada por dúvidas frequentes de seus clientes…

Leia mais
Comprovação de dispêndios do programa Rota 2030 é postergada

Comprovação de dispêndios do programa Rota 2030 é postergada

Saiba a importância da adequação dos dados para garantir esse benefício fiscal destinado ao setor automotivo   Um dos programas de incentivo fiscal mais úteis…

Leia mais