Artigos e Publicações

Esforços da ABA rendem prêmio do TRT ao OGMO/Paranaguá

Esforços da ABA rendem prêmio do TRT ao OGMO/Paranaguá

Publicado em 7 de janeiro de 2020

A mitigação do passivo trabalhista por meio de soluções conciliatórias tem sido o grande foco da atuação da Andersen Ballão Advocacia nos processos ajuizados por trabalhadores portuários avulsos em face do Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalhador Portuário e Avulso do Porto Organizado de Paranaguá (OGMO/Paranaguá).

Graças ao empenho dos advogados do Departamento Trabalhista da ABA, o OGMO/Paranaguá alcançou o 1º lugar (Lançamento) na V Semana Nacional de Conciliação, promovida pela Vice-Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região.

O símbolo do programa “Semeador da Conciliação” reúne a araucária, a gralha azul e o pinhão, indicando um círculo virtuoso. “Vê-se que o conceito do programa está imensamente ligado à história do Paraná”, analisa a coordenadora do escritório da ABA em Paranaguá, Silvana Aparecida Alves. “O OGMO/Paranaguá, pelo histórico de mitigação de passivo processual trabalhista que já vem trilhando, aceitou a orientação da Andersen Ballão para participar do programa”, ela explica.

Resultados

Durante a V Semana Nacional de Conciliação (realizada de 27 a 31 de maio), o OGMO/Paranaguá liberou 296 processos do seu acervo processual, celebrando acordo em 173 processos, ou seja, alcançou um patamar de quase 60% de conciliação.

Agora, o OGMO e demais participantes concorrem aos demais selos do programa, de bronze, prata e ouro.

Esse é o resultado da busca pela resolução conciliatória que vem ocorrendo desde o início de 2018, ano em que foram conciliados cerca de 580 processos em trâmite nas Varas do Trabalho de Paranaguá, no TRT 9ª Região e no TST, o que reduziu consideravelmente o passivo trabalhista do OGMO/Paranaguá.

Graças ao comprometimento profundo com seus clientes, a Andersen Ballão Advocacia busca, sempre que possível, a solução conciliada, agregada às bases jurídicas que respaldam o sistema. A mitigação do passivo trabalhista permite maior aprofundamento nos temas de relevância jurídica portuária.

A ABA, em especial o Departamento Trabalhista-Filial Paranaguá, está imensamente orgulhosa por contribuir para a conquista do Selo Semeador da Conciliação pelo OGMO/Paranaguá e empreenderá esforços para atingir os índices do programa anual.

Matérias Relacionadas

Reflexos da pandemia exigem atuação jurídica certeira e global

Reflexos da pandemia exigem atuação jurídica certeira e global

Andersen Ballão Advocacia enfatiza importância do serviço de consultoria jurídica e da habilidade dos profissionais jurídicos Se uma coisa é certa no cenário pós-pandemia é…

Leia mais
Relações trabalhistas flexibilizadas em prol da saúde pública

Relações trabalhistas flexibilizadas em prol da saúde pública

Entenda as principais medidas adotadas pelo governo federal durante a crise e como aplicá-las com segurança Os impactos de longo prazo para a economia brasileira…

Leia mais
Aposentado por invalidez deve manter plano de saúde e, em alguns casos, até auxílio-alimentação

Aposentado por invalidez deve manter plano de saúde e, em…

Empresas devem atentar à tendência de julgamentos recentes do TST ao lidar com afastamento de colaboradores  Quando um funcionário é afastado por questões de saúde,…

Leia mais