
German Desk em foco
Publicado em 07/01/2020
Andersen Ballão amplia a assessoria jurídica a empresas provenientes de países com língua alemã
A Andersen Ballão Advocacia tem um amplo histórico de afinidade com a cultura germânica e as empresas cujo idioma de origem seja a língua alemã. Prova disso está no currículo do sócio-fundador do escritório. Wilson José Andersen Ballão foi bolsista do DAAD – Serviço de Intercâmbio Alemão, tendo estudado em Hamburgo, foi diretor da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha e sócio-fundador da Associação Brasil-Alemanha de Juristas, com sede em Frankfurt. Soma-se a essa trajetória, a consultoria jurídica que o escritório prestou a importantes multinacionais provenientes de países de língua germânica para se instalarem na região metropolitana de Curitiba. Por conta de todo esse contexto, a demanda da empresa pelos serviços de German Desk tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Quem aborda o assunto é o responsável pelo setor, o advogado Augusto do Amaral Dergint.
Com doutorado em Direito Internacional pela Universidade do Saarland, em Saarbrücken (Alemanha), Augusto Dergint já está há quatro anos no escritório Andersen Ballão atuando no setor de German Desk com afinco. O advogado confirma o crescimento expressivo do segmento nos últimos dois anos. “Temos atendido organizações da Alemanha, Áustria e Suíça que aqui se instalaram. Ao todo, atendemos mais de 30 empresas neste segmento”, relata Dergint.
Augusto explica que seu trabalho vai muito além da elaboração de contratos e pareceres e que o departamento mobiliza praticamente todos os demais setores do escritório. “Abrange o primeiro contato, a constituição de subsidiárias brasileiras, as relações dos sócios estrangeiros com os administradores destas, a obtenção de vistos, o registro de operações junto ao Banco Central, importações e exportações, a análise de tributos incidentes no Brasil e no exterior, o esclarecimento de questões trabalhistas e a adoção de medidas judiciais, dentre tantos outros serviços. Enfim, trata-se de uma atuação conjunta com os colegas do setor Societário, Trabalhista, Tributário e até Contencioso é essencial”, esclarece.
O significativo crescimento da busca pelo trabalho de German Desk no Brasil e a elevada demanda do escritório tem feito com que a Andersen Ballão Advocacia invista ainda mais nesta área, planejando a ampliação do departamento para os próximos anos.
Matérias Relacionadas

Novas gerações impulsionam a filantropia empresarial
Lideranças mais atentas à sustentabilidade e à equidade social impactarão positivamente o investimento social privado A 4ª edição da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto…
Leia mais
Impacto operacional do IBS e CBS exige preparo das empresas
Fase ‘teste’ começa em 2026, mas ajustes de sistemas poderão ser feitos a partir do final de 2025 A fase de transição da Reforma Tributária…
Leia mais
Justiça reconhece direito de redução de jornada para pais que…
Empresas devem zelar pela adequação da rotina do trabalhador Conciliar responsabilidades profissionais com os cuidados exigidos por filhos com deficiência é um desafio que vai…
Leia mais