Artigos e Publicações

Iniciada temporada de concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná promovidos pelo IAOSP

Iniciada temporada de concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná promovidos pelo IAOSP

Publicado em 7 de janeiro de 2020

O Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), presidido por Wilson J. Andersen Ballão, sócio-fundador da ABA, iniciou uma série de concertos com a Orquestra Sinfônica do Paraná. As obras apresentadas são peças-chave da música erudita, disponíveis a um preço acessível ao público em geral.

A obra que abriu a temporada da série Clássicos Universais, no Teatro Positivo, foi “A Sagração da Primavera”, dia 27 de abril. Foi a chance de reviver um momento histórico e emocionante – a obra de Igor Stravinsky marcou a cena artística parisiense em sua estreia, em 1913, com inovações no tema, na melodia e até nos instrumentos utilizados.

Esse histórico foi trazido pela pesquisadora Liana Justus em uma surpreendente abertura pedagógica, em que foi possível entender mais sobre a peça musical, trecho por trecho, graças à sintonia com o maestro Stefan Geiger.

Wilson José Andersen Ballão, presidente do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, ressalta que foram atendidas as especificidades de instrumentação que tornam a obra tão emblemática – como a presença da tuba wagneriana, por exemplo. “Queríamos que o público curitibano tivesse a oportunidade de presenciar um dos grandes clássicos da música erudita mundial em uma performance do mais alto nível de excelência”, enfatiza Ballão.

Democratização da cultura

O projeto do IAOSP objetiva democratizar o acesso à música clássica por meio da realização de concertos com ingressos acessíveis e aberturas pedagógicas, além de ensaios abertos para alunos da rede pública de ensino.

Dia 22 de agosto, a Orquestra Sinfônica trará ao Teatro Positivo “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, com trilha sonora orquestrada ao vivo. Na edição de 2018, a exibição do filme “Luzes da Cidade” encantou uma plateia lotada com a obra do cineasta britânico.

Em setembro, outra edição dos Clássicos Universais trará obras de Beethoven e Verdi, sempre a preços populares e com atividades de formação de plateia. A série Clássicos Universais é uma realização do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná com o Centro Cultural Teatro Guaíra e o Governo do Estado, com patrocínio do Grupo Positivo, que inseriu o espetáculo na sua programação “Clássicos Positivo”.

Toda essa programação cultural é apoiada pela Andersen Ballão Advocacia, por meio de seu Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor, responsável por toda a assessoria jurídica e administrativa do IAOSP. “Ficamos muito felizes em contribir com nossa expertise para o apoio de um patrimônio cultural tão importante para o Paraná”, destaca a coordenadora do departamento, Marcella Souza.

Programação Regular da OSP

A Orquestra Sinfônica do Paraná e o IAOSP convidam também o público para a programação regular do mês de junho. Haverá concertos dias 9 (Concerto Barroco), 16 (Mozart, Schubert & Garcia) e 30 (Concertos Virtuosos), sempre no Guairão. No auditório do Guairinha, mais uma apresentação da Série Música de Câmara acontece dia 19 de junho, com Piazzolla, Brahms e Beethoven.

Matérias Relacionadas

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei Rouanet

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei…

Mecanismo de fomento cultural do governo brasileiro foi reformulado em busca de maior transparência A Lei Rouanet foi repaginada pelo governo federal para, de acordo…

Leia mais
Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios a empresários, contadores e operadores do direito

Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios…

Sistema Empresa Fácil desburocratizou diversos serviços, proporcionando mais agilidade para os negócios   Mesmo antes que a pandemia obrigasse as organizações a acelerar seus processos…

Leia mais
Empresas com participação estrangeira devem entregar a Declaração do Censo Quinquenal

Empresas com participação estrangeira devem entregar a Declaração do Censo…

Quem perdeu o prazo de envio das informações ao Banco Central deve regularizar a situação o quanto antes   A cada cinco anos, as empresas…

Leia mais