Artigos e Publicações

Juízes passam a ter acesso ao sistema de FGTS em tempo real

Juízes passam a ter acesso ao sistema de FGTS em tempo real

Publicado em 07/01/2020

Agora é possível verificar a situação da conta do trabalhador reclamante via acesso online

Desde o mês de fevereiro, os magistrados e servidores da Justiça do Trabalho em todo o Brasil têm acesso online às informações do sistema de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A consulta é possível por força do acordo de cooperação técnica firmado entre o o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e a Caixa Econômica Federal, o qual viabilizou o acesso ao sistema.

Esse acordo oferece ao juiz mais uma ferramenta na busca da verdade real. O acesso dá a possibilidade ao juiz ou servidor, a qualquer momento, como por exemplo em audiência ou no momento da decisão judicial, conferir se a empresa depositou ou não o FGTS devido ao trabalhador autor da causa. Anteriormente, o processo era mais demorado, pois necessário que o juiz solicitasse a informação à Caixa por ofício.

A advogada trabalhista da Andersen Ballão Advocacia, Carla Ciendra Costa Alberti, analisa o tema: “Os processos ficam mais céleres. A tendência dominante na Justiça do Trabalho aponta para um acompanhamento cada vez mais próximo do Judiciário quanto ao cumprimento de obrigações trabalhistas pelas empresas. Os empregadores devem se adaptar a essa nova realidade para não serem surpreendidos”, explica.

A advogada acrescenta ainda que, com o convênio, os processos trabalhistas desse gênero ficaram de fato mais transparentes. “De um certo ângulo, a situação favorece os empregadores mais organizados e eficientes, em detrimento daqueles devedores contumazes de obrigações trabalhistas”, finaliza Carla.

Matérias Relacionadas

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no estado

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no…

Com assessoria jurídica da Andersen Ballão Advocacia, entidade apoia projetos culturais, científicos, históricos, literários, artísticos, gastronômicos, entre outros   Sediado oficialmente no prédio histórico do…

Leia mais
Clareza do contrato social é importante em favor da continuidade da empresa após a morte de sócios

Clareza do contrato social é importante em favor da continuidade…

DREI admite a transferência de quotas sem alvará judicial ou escritura pública de partilha   Uma decisão recente do Departamento Nacional de Registro Empresarial e…

Leia mais
Convênio da ABA com o Programa FAE LAW Experience capacita estudantes para a prática do direito

Convênio da ABA com o Programa FAE LAW Experience capacita…

O desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais necessárias no mercado jurídico é o foco da parceria   A prática do direito requer, por natureza, atualização…

Leia mais