Artigos e Publicações

Leilão de Imóveis: a importância de uma assessoria especializada

Leilão de Imóveis: a importância de uma assessoria especializada

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Advogado fala sobre vantagens e cuidados com essa modalidade de negócio

Um investimento que pode ser lucrativo e que cresce a cada dia no mercado brasileiro é o leilão de imóveis. Na grande maioria dos casos, os investidores chegam a comprar o bem por um valor 40% abaixo do valor de mercado, já pensando no lucro com a revenda. Mas quem está interessado nesse tipo de operação deve antes analisar alguns pontos, como explica Hélio Carlos Kozlowski, advogado e sócio do Departamento de Contencioso e Arbitragem da Andersen Ballão Advocacia.

Imóveis podem ir a leilão por vários motivos, sendo o principal a quitação de dívidas. Então, a primeira coisa a ser feita, segundo o advogado, é procurar a consultoria de um especialista no assunto, o que irá facilitar o processo e garantir que o negócio seja bem-sucedido. “É importante que a pessoa procure um advogado da área. É ele quem vai analisar todos os documentos e identificar possíveis problemas com o bem, além de cuidar das medidas judiciais necessárias para que a aquisição ocorra sem maiores problemas. O mercado é atraente, e vem ganhando espaço, mas, como todo investimento, pode trazer riscos e prejuízos. Fique atento”, alerta.

Após a escolha do imóvel pretendido, é preciso que o advogado cheque todas as informações do bem de interesse. Alguns editais costumam listar muitos dados, que devem ser considerados antes de se dar um lance. Após a conferência, Kozlowski sugere que o investidor, na medida do possível, visite o imóvel, para evitar possíveis fraudes e dissabores.

Feita a aquisição, o processo ainda não está finalizado: existem algumas taxas que devem ser pagas pelo comprador para que o negócio seja encerrado adequadamente. “Quando arrematamos um imóvel em leilão, além do valor do produto é cobrada uma taxa de 5% referente aos serviços do leiloeiro, bem como impostos e taxa de registro”, finaliza o advogado.

Matérias Relacionadas

Terceiro Setor busca recursos em projetos estruturados e de longo prazo para enfrentar crise da covid-19

Terceiro Setor busca recursos em projetos estruturados e de longo…

Dicas para organizações incluem a personalização na busca por apoiadores financeiros e fundos filantrópicos   Apesar da forte onda de solidariedade por conta da crise…

Leia mais
Nova lei moderniza recuperação de empresas em dificuldade

Nova lei moderniza recuperação de empresas em dificuldade

Lei nº 14.112/20 facilita a concessão de financiamentos, o parcelamento de dívidas tributárias e a negociação com credores para evitar a decretação de falência  …

Leia mais
ABA e Alltech: 25 anos de parceria e confiança

ABA e Alltech: 25 anos de parceria e confiança

Empresa americana aposta na expertise e vasto conhecimento dos profissionais da Andersen Ballão Advocacia em legislações internacionais e outras áreas do direito   No Brasil…

Leia mais