Artigos e Publicações

Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios a empresários, contadores e operadores do direito

Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios a empresários, contadores e operadores do direito

Publicado em 31 de agosto de 2021

Sistema Empresa Fácil desburocratizou diversos serviços, proporcionando mais agilidade para os negócios

 

Mesmo antes que a pandemia obrigasse as organizações a acelerar seus processos de modernização, a Junta Comercial do Estado do Paraná realizou investimentos que hoje tornam o Sistema Empresa Fácil uma ferramenta de grande valor ao dia a dia dos agentes do direito.

“Para inúmeros serviços jurídicos e administrativos, como alteração de contrato social e endereço, abertura e fechamento de empresa, assinatura digital, entre outros, contamos hoje com uma operacionalização ágil e funcional”, conta o advogado Álvaro Ballão, do Departamento Aduaneiro e Paralegal da Andersen Ballão Advocacia.

Outros ganhos que podem ser destacados são a desburocratização dos procedimentos para registro; a continuidade na integração do Sistema nas esferas municipal, estadual e federal; a atualização normativa da Junta Comercial com a legislação vigente, inclusive a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e a rapidez no registro da documentação.

Desde o final de 2020, a Junta Comercial só aceita livros contábeis eletrônicos, o que demonstra a velocidade da transformação digital no estado. Outras facilidades trazidas pelos investimentos em modernização envolvem serviços de âmbito nacional, como abertura de filiais em outros estados, sendo todo o processo realizado na Junta Comercial de jurisdição da sede da matriz. Quanto à Receita Estadual, é questão de tempo para que essa integração também ocorra.”

Outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, estão igualmente integrados, o que representa grande facilidade aos empresários, operadores do direito e contabilidade.

“A atual diretoria, que tem à frente Marcos Sebastião Rigoni de Mello, como Presidente e Sebastião Motta, como Vice-Presidente, tem trazido grandes avanços ao cenário econômico do Estado do Paraná”, comemora Ballão.

Serviço
Junta Comercial do Estado do Paraná
Visite o site: https://www.juntacomercial.pr.gov.br/

Matérias Relacionadas

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei Rouanet

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei…

Mecanismo de fomento cultural do governo brasileiro foi reformulado em busca de maior transparência A Lei Rouanet foi repaginada pelo governo federal para, de acordo…

Leia mais
Empresas com participação estrangeira devem entregar a Declaração do Censo Quinquenal

Empresas com participação estrangeira devem entregar a Declaração do Censo…

Quem perdeu o prazo de envio das informações ao Banco Central deve regularizar a situação o quanto antes   A cada cinco anos, as empresas…

Leia mais
ABA participa de evento da CoSafe sobre proteção de dados

ABA participa de evento da CoSafe sobre proteção de dados

Escritório é referência na orientação a empresas sobre Lei Geral de Proteção de Dados   Antes mesmo da publicação da Lei Geral de Proteção de…

Leia mais