Artigos e Publicações

Momentos dos 36 anos

Momentos dos 36 anos

Publicado em 7 de janeiro de 2020

Confira alguns dos marcos decisivos para o crescimento do escritório durante a sua trajetória

Andersen Bal

Em 36 anos muita coisa muda… No que diz respeito à Andersen Ballão Advocacia, esse período foi suficiente para proporcionar um crescimento expressivo. O escritório que começou com dois advogados e um estagiário em 1979, hoje conta com 14 sócios, 32 advogados e 22 estagiários, nove Departamentos internos, cinco Setores Administrativos e cerca de 90 colaboradores como um todo. Uma equipe distribuída em três diferentes endereços no centro da capital paranaense. Abaixo, o sócio-fundador Wilson José Andersen Ballão ressalta os momentos que foram fundamentais para impulsionar o desenvolvimento da ABA até chegar à estrutura que tem hoje.

Um dos primeiros marcos para a ABA, de acordo com o Dr. Ballão, foi a sua estadia na Alemanha, no início da década de 80. A experiência internacional contribuiu com a expertise do escritório no atendimento a multinacionais. “Foi uma vivência que me rendeu crescimento não apenas pelo ponto de vista acadêmico, mas no aspecto sociológico e cultural”, relata o fundador da ABA.

Os anos 90 proporcionaram uma verdadeira revolução para o escritório. Foi um período desafiador, mas cheio de oportunidades, relata o sócio. Em 1993, a Andersen Ballão foi chamada para atuar no caso do encalhe do navio holandês New Horizon, no canal da Galheta, em Paranaguá. Ele visava mais de 30 mil toneladas de soja e, graças a liminar obtida pelo Dr. Ballão junto à Justiça Federal, foi possível realizar a carga. A partir de então, Wilson Andersen Ballão foi praticamente responsável por toda a movimentação de entrada e saída de navios graneleiros do Porto de Paranaguá naquele momento.

Em 97 e 98, a instalação da Audi e da Volkswagen na Região Metropolitana de Curitiba proporcionou um novo rumo para a ABA. O volume de trabalho aumentou consideravelmente: “eu ficava o dia inteiro atendendo alemães e austríacos. Entramos em um ritmo violento, não sei como demos conta, mas o importante é que conseguimos vencer e fazer com que o escritório nunca mais fosse o mesmo”, relata Dr. Ballão.

Após superado esse desafio significativo, a sociedade Andersen Ballão aumentou. Em 99, os advogados Eduardo Teixeira Silveira e Gustavo Almeida de Almeida se tornaram sócios do escritório, estabelecendo um novo marco na trajetória da ABA. No início dos anos 2000, a necessidade de mudança para uma estrutura maior já se revelava urgente. Em 2003, o escritório passou a se instalar na atual sede principal, localizada na Avenida Jaime Reis, número 86, no Centro Histórico de Curitiba. É nesse local que se encontra atualmente uma equipe que batalha para que os próximos 36 anos sejam tão profícuos quanto as primeiras décadas da Andersen Ballão Advocacia.

Matérias Relacionadas

Comemorações dos 160 anos de Andersen destacam legado valioso do pai da pintura paranaense

Comemorações dos 160 anos de Andersen destacam legado valioso do…

Museu Casa Alfredo Andersen promoveu semana de eventos virtuais que celebraram e educaram a respeito das artes   No mês em que Alfredo Andersen completaria…

Leia mais
Processo migratório laboral para o Brasil e LGPD na saúde suplementar foram debatidos pelos times da ABA em novembro

Processo migratório laboral para o Brasil e LGPD na saúde…

Oportunidade de disseminar informações no mundo virtual tem sido amplamente utilizada pelo escritório ao longo do ano   Motivada por dúvidas frequentes de seus clientes…

Leia mais
Comprovação de dispêndios do programa Rota 2030 é postergada

Comprovação de dispêndios do programa Rota 2030 é postergada

Saiba a importância da adequação dos dados para garantir esse benefício fiscal destinado ao setor automotivo   Um dos programas de incentivo fiscal mais úteis…

Leia mais