Artigos e Publicações

Para um novo tempo, uma nova sede

Para um novo tempo, uma nova sede

Publicado em 07/01/2020

Escritório amplia a sua estrutura física abrindo unidade com recursos ecológicos e infraestrutura de última geração

A Andersen Ballão Advocacia está confiante na retomada do crescimento nacional para os próximos anos. Em 2016, o escritório vem mantendo o ritmo de atividades e já se prepara para alçar voos mais altos. Agora, a ABA caminha para um novo momento de sua trajetória com a ampliação de sua estrutura física. Neste mês, está sendo inaugurada uma nova sede localizada na Avenida Jaime Reis, número 62. Uma casa moderna recém-reformada, posicionada ao lado da sede principal e que funcionará em paralelo à casa histórica.

A construção vai receber os Departamentos Trabalhista, Tributário, Societário, Contencioso, Ambiental, de Terceiro Setor e Assuntos Culturais e os setores de Controladoria Jurídica, Gerência Jurídica e Arquivo. Para alojar todas essas equipes de trabalho, a casa, que já serviu de escola anos atrás, foi totalmente reformada

A obra, gerenciada pelo engenheiro civil Christian Mathieu, conta com acabamentos nobres, jardins internos, sistema de climatização VRF (mais econômico e eficiente) e sistema de alarmes contra incêndio inteligente, composto por uma central de alarme, detectores de fumaça e repetidores de sinal.
Na fachada destaca-se um imponente jardim vertical, formado por plantas nativas, orquídeas e flores perenes, dando um colorido especial ao Centro Histórico da cidade. O paredão verde traz, ainda, plantas resistentes à poluição e que auxiliam na limpeza do ar.

Segundo a arquiteta Luciana Adelmann, responsável pelo paisagismo da nova sede da Andersen Ballão, o projeto de naturação segue a tendência do retorno da natureza para os grandes centros urbanos. Trata-se de um processo que cria microssistemas ambientais no meio da cidade, a fim de trazer benefícios ecológicos ao meio urbano. “Curitiba tem um excelente potencial para projetos como esse, é uma maneira de dar vida à cidade, melhorar a qualidade do ar, além de trazer mais cor às edificações e qualidade de vida à população”, relata.

Luciana conta que o maior projeto de naturação do mundo está na Cidade do México. “Antenado às tendências sustentáveis, o Dr. Wilson Ballão, optou por uma construção “inteligente” e ambientalmente sustentável”, enfatiza.
Esse é só um dos diferenciais do prédio de 1000 m² com capacidade para 95 postos de trabalho.

Energia limpa que gera produtividade

O prédio conta com energia produzida por meio de painéis fotovoltaicos, ou seja, placas responsáveis pela captação e conversão da energia proveniente do sol em energia elétrica.

O engenheiro Mathieu afirma que o sistema completo conta com 48 painéis solares, de 260 watts cada, que geram 12.480 watts de potência. “Pelo fato da tecnologia solar fotovoltaica gerar energia com emissão zero de carbono, calcula-se que o meio ambiente deixará de receber 12.976 quilos de dióxido de carbono por ano. A energia gerada e injetada na rede pelo sistema fotovoltaico é utilizada para abater o consumo de energia elétrica da unidade consumidora que, nesse caso, terá uma redução mensal de 30% ao mês. Com essa economia, o sistema se pagará em até cinco anos”, explica.

Sobre o sistema de ar condicionado (de expansão direta), o engenheiro civil diz que o escritório será totalmente independente para comandar a temperatura de cada ambiente, conforme a necessidade dos profissionais. Ele completa: “esse é um prédio ecologicamente correto, na realidade, o Dr. Ballão tem esse ‘feeling’ e consciência ambiental, por isso, idealizou uma construção sustentável, que utiliza os bens naturais com eficiência e reduz os impactos ao meio ambiente”.

O projeto arquitetônico do prédio – com infraestrutura de última geração – é assinado por Mariana Manzoni e Rafael Gimenez Gonçalves, que mantiveram o projeto de construção pré-existente do renomado e já falecido arquiteto Júlio Pechmann (casa original de 1976). As instalações de refrigeração estão sob responsabilidade da VRF Engenharia e as instalações elétricas, de telefonia e dados, além do sistema de alarme contra incêndios, foram realizados pela Instalo Engenharia.

Assista ao vídeo da nova sede com painéis fotovoltaicos:

https://vimeo.com/180031893

Matérias Relacionadas

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no estado

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no…

Com assessoria jurídica da Andersen Ballão Advocacia, entidade apoia projetos culturais, científicos, históricos, literários, artísticos, gastronômicos, entre outros   Sediado oficialmente no prédio histórico do…

Leia mais
Clareza do contrato social é importante em favor da continuidade da empresa após a morte de sócios

Clareza do contrato social é importante em favor da continuidade…

DREI admite a transferência de quotas sem alvará judicial ou escritura pública de partilha   Uma decisão recente do Departamento Nacional de Registro Empresarial e…

Leia mais
Convênio da ABA com o Programa FAE LAW Experience capacita estudantes para a prática do direito

Convênio da ABA com o Programa FAE LAW Experience capacita…

O desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais necessárias no mercado jurídico é o foco da parceria   A prática do direito requer, por natureza, atualização…

Leia mais