
Processo migratório laboral para o Brasil e LGPD na saúde suplementar foram debatidos pelos times da ABA em novembro
Publicado em 30/11/2020
Oportunidade de disseminar informações no mundo virtual tem sido amplamente utilizada pelo escritório ao longo do ano
Motivada por dúvidas frequentes de seus clientes quanto à documentação, contratos e exigências do fisco brasileiro em relação a trabalhadores de nacionalidades distintas que chegam ao país, a Andersen Ballão Advocacia (ABA) promoveu dia 17 de novembro um webinar com muita informação a respeito.
Os tipos específicos de autorização de residência necessários foi tema da abordagem da especialista em Direito Migratório do Departamento Societário da ABA, Gisele Pereira Mendes.
Algumas dúvidas frequentes são o tempo de validade de cada visto, se ele permite receber remuneração de empresa brasileira, qual a duração do processo migratório em suas diferentes fases, e quais as alternativas para o momento em que esse expatriado deve sair do Brasil e retornar à empresa de origem.
Já o advogado Ariel Palmeira, especialista em tributação internacional da ABA, trouxe dados com relação às normas tributárias brasileiras que podem ser aplicadas aos expatriados que chegam ao Brasil, e o momento em que passam a incidir. O sócio-coordenador do Departamento Trabalhista da ABA Edson Hauagge explicou ainda os detalhes trabalhistas, a partir do momento em que esse expatriado entra para o payroll da empresa.
A moderação foi realizada por Karla Closs Fonseca, sócia-coordenadora do Departamento Societário da ABA.
LGPD na área da saúde
Depois do sucesso do webinar realizado dia 1º de setembro sobre a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a equipe especialista da ABA tem sido convidada a falar sobre o tema em contextos específicos. Dia 27 de outubro, foi a vez de participarem do “Encontro online de contadores e gestores de operadoras de planos de saúde”, com a palestra “A LGPD e o mercado de saúde suplementar”.
“Abordamos o tema de maneira ampla e depois pontuamos tópicos relevantes no processo de adequação. Também indicamos ações imediatas para o estabelecimento do programa de governança em privacidade”, explica a advogada Camila Camargo, do Departamento Societário da ABA. Participaram também os advogados Karla Closs Fonseca, Rafael Cruz e o consultor Marco Zorzi.
Matérias Relacionadas

Exigência de visto para cidadãos americanos, canadenses e australianos
Em 10 de abril de 2025, entrou em vigor o Decreto nº 11.515 de 2023, que prevê a revogação da dispensa de visto de visita…
Leia mais
Empresas e contribuintes podem transformar o pagamento do IR em…
Fundos sociais e projetos culturais ou desportivos podem receber recursos pelo direcionamento de imposto devido Cumprir com obrigações fiscais, como o pagamento do imposto…
Leia mais
Empresas ganham mais liberdade para pactuar juros
Nova norma afasta restrições históricas sobre as taxas em operações privadas, mas exige revisão criteriosa de contratos e políticas de crédito A Lei 14.905/2024,…
Leia mais