Advogada da ABA esclarece dúvidas sobre o ICMS Importação em evento da Amcham
Publicado em 07/01/2020
.
Em palestra voltada aos associados da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (AMCHAM) e convidados, no dia 16 de abril, a advogada do Departamento Tributário da ABA Barbara das Neves trouxe as principais atualizações sobre as especificidades e problemáticas relacionadas ao ICMS Importação, a exemplo dos benefícios fiscais concedidos no estado do Paraná.
A advogada participou do evento a convite do vice-presidente do comitê de Comércio Exterior da Amcham, Maicon Borba. Participou também do evento a procuradora do estado do Paraná Dayana de Carvalho Uhdre.
Em sua fala, Barbara esclareceu, entre outros temas, os cuidados necessários na importação por conta e ordem/encomenda, além da contabilização de benefícios e incentivos fiscais segundo as atualizações da Lei nº 12.973/2014.
“Os principais problemas decorrem da dúvida sobre qual o estado competente para a cobrança, especialmente quando um produto é direcionado diretamente ao porto em que o cliente de determinada sociedade está localizado”, explica a advogada. Além disso, existem questionamentos relacionados à aplicação de benefícios fiscais e à forma como tais incentivos são contabilizados, tema que ela pôde esclarecer na ocasião.
Como se sabe, compete aos estados e ao Distrito Federal instituírem o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, ainda que iniciadas no exterior. As leis estaduais devem obedecer a disciplina do texto constitucional e de Lei Complementar (Lei Kandir), mas cada estado precisa de sua própria lei instituindo o tributo e definindo a forma de tributação em seus respectivos territórios. Essas e outras questões puderam ser esclarecidas na palestra.
Entre as recomendações para empresas que enfrentam dificuldades relacionadas à tributação de ICMS Importação estão: verificar os posicionamentos administrativos de cada um dos entes federativos envolvidos, de modo a concluir para qual estado realizar o recolhimento do ICMS importação; e consultar especialistas em relação aos benefícios aplicáveis e à contabilização, com o objetivo de evitar o pagamento do IRPJ e CSLL sobre tais valores.
Matérias Relacionadas
Instituto Princesa Benedikte celebra 15 anos de história e seis…
Marco destaca a união entre Brasil e Dinamarca, a parceria com o Lar Dona Vera em Curitiba e o compromisso da ABA com o terceiro…
Leia mais
Novo decreto moderniza regras de migração e beneficia o ambiente…
Mudanças na política migratória reduzem burocracias, ampliam a segurança jurídica e impactam diretamente contratos e operações empresariais internacionais Com a entrada em vigor do Decreto…
Leia mais
ABA realiza palestras sobre pejotização em Chapecó (SC) em novembro
Em outubro, escritório já havia realizado evento sobre saúde mental em Curitiba, destacando iniciativas importantes para o cenário corporativo A Andersen Ballão Advocacia segue ampliando…
Leia mais