
Orquestra Sinfônica do Paraná celebra 40 anos com programação especial
Publicado em 08/07/2025
Presente desde a criação do IAOSP, ABA acompanha as apresentações especiais da Orquestra
A Orquestra Sinfônica do Paraná comemora seus 40 anos com uma intensa programação de concertos e ações culturais que reforçam sua posição como um dos maiores ícones orquestrais do Brasil. Criada em 1985, a OSP já realizou mais de mil apresentações e construiu um repertório que atravessa gerações, com mais de 900 obras de cerca de 250 compositores.
Para celebrar quatro décadas de música, o conjunto vem promovendo uma série de apresentações especiais. A interpretação da Sinfonia nº 2 – Ressurreição, de Gustav Mahler, com cerca de 200 artistas no palco e mais de 6 mil espectadores entre os dias 28 de maio e 1º de junho, simbolizou o ponto alto da celebração pelos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná. No entanto, toda a programação de 2025 foi especialmente desenhada para marcar esse importante aniversário. Entre os destaques está a série “OSP no Museu Niemeyer”, dedicada ao repertório do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Com apresentações bimestrais no vão livre do MON e entrada gratuita, a série teve início em fevereiro e segue até dezembro. A última edição, realizada em 6 de julho, reuniu mais de 1.800 pessoas.
Desde a fundação do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), a Andersen Ballão Advocacia mantém uma relação próxima com o corpo orquestral. O escritório compartilha com o IAOSP o compromisso com o fortalecimento da cultura no estado. O sócio-fundador da ABA, Dr. Wilson José Andersen Ballão, foi presidente do IAOSP e atualmente ocupa o cargo de presidente de honra. A advogada Marcella Souza Carvalho, sócia do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da ABA, também integra a atual diretoria do Instituto.
Ambos têm acompanhado as apresentações comemorativas, reforçando o engajamento da ABA na promoção de iniciativas culturais relevantes. “Ver a plateia cheia de emoções e aplausos ao final de cada concerto é a prova de que iniciativas como as do IAOSP fazem diferença no acesso do público à arte”, afirma Marcella.
Como parte das celebrações, o IAOSP também está produzindo um documentário especial sobre a história da Orquestra. Dividido em quatro episódios no formato de websérie, o material será publicado no YouTube do IAOSP e do Teatro Guaíra. Nosso sócio-fundador, Dr. Ballão, também estará presente no documentário, contribuindo com um depoimento sobre sua relação com o corpo sinfônico. A produção reúne depoimentos de músicos, maestros, trabalhadores da arte e convidados, resgatando memórias e bastidores que marcaram a trajetória da OSP.
Trechos do documentário já estão disponíveis no Instagram da Orquestra Sinfônica do Paraná (@orquestrasinfonicaparana) e do Instituto de Apoio à Orquestra (@apoiosinfonicaparana), com destaque para o depoimento do maestro João Carlos Martins, convidado especial dos concertos de 2024.
Crédito da foto: Vitor Dias/Governo do Paraná
Matérias Relacionadas

Litígios em M&A exigem precisão na escolha do meio de…
Cláusulas arbitrais “cheias” protegem investimentos e relações societárias A escolha do meio mais adequado para resolver controvérsias é uma das decisões estratégicas mais relevantes…
Leia mais
Andersen Ballão Advocacia reafirma sua liderança em guias jurídicos de…
O escritório e seus sócios reforçam sua posição no mercado jurídico internacional e nacional com destaques em Chambers Brazil Regions e Análise Regional A…
Leia mais
Desafios da IA exigem foco em requalificação profissional e incentivo…
Pesquisa aponta que 53% das empresas enfrentam a falta de funcionários preparados para trabalhar com a tecnologia A inteligência artificial e a automação já…
Leia mais