Artigos e Publicações

2023: um ano de crescimento do Terceiro Setor e retomada na área da Cultura

Publicado em 21/12/2023

No balanço do ano de 2023 temos uma avaliação positiva do Terceiro Setor e da Cultura. Confira as ações que justificam essa perspectiva

O ano de 2023 se encerra positivamente para o Terceiro Setor e para a Cultura graças ao crescimento expressivo de investimento e a retomada de políticas públicas de incentivo. Segundo a coordenadora do Departamento de Terceiro Setor e Cultura da Andersen Ballão Advocacia, Marcella Souza Carvalho, após anos complicados de pandemia e pós-pandemia, “há acontecimentos e índices importantes para celebrar”.

Segundo o Censo GIFE 22/23, principal pesquisa sobre investimento social privado e filantropia do país, as Organizações de Investimento Social Privado mobilizaram R$ 4,8 bilhões para o terceiro setor em 2022, o que corresponde a um crescimento de 20% comparada a última pesquisa.  Ainda segundo o relatório, os setores que mais receberam investimento foram educação, seguida por cultura e artes, saúde, empreendedorismo e geração de renda, defesa de direitos, combate à pobreza e a fome e sustentabilidade.

O Censo mostra que 46% dos recursos vêm de empresas mantenedoras. Outro dado relevante é sobre o uso de leis de incentivos fiscais. O estudo mostrou que 62% das organizações usam a Lei Rouanet de incentivo à cultura e 54% a Lei de Incentivo ao Esporte. “Esses dados revelam o olhar das empresas privadas para o apoio a instituições e projetos que podem trazer como contrapartida, benefícios fiscais”, explica Marcella.

Na área da Cultura, podemos comemorar o ano de 2023 como um tempo de retomada significativa, com a volta do Ministério da Cultura e seus programas e leis de incentivo. Destaque para a criação da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), a realização dos Encontros Nacionais de Gestores da Cultura e início da execução da Lei Aldir Blanc/Paulo Gustavo. “Com segurança de financiamento, voltamos a ter um leque maior de projetos, dando às empresas mais opções de ações culturais para poderem escolher apoiar aqueles que tem mais a ver com sua marca e valores”, comenta a coordenadora.

Aqui na ABA também temos muito a comemorar. As ações sociais, principalmente de final de ano, foram o ponto alto. Destaque para “Cartas para o Hospital Evangélico Mackenzie” e para as Ações de Natal com arrecadações, exposição Amor Arte Amor Criança e a contação de histórias no Instituto Princesa Benedikte. “Podemos celebrar 2023 como um ano de muito trabalho, mas também de muitas ações bem-sucedidas. Um ano de avanço”, avalia Marcella.

Matérias Relacionadas

A Curitiba de 331 anos e os alemães

No longínquo ano de 1833, chegaram a Curitiba Michael Müller e sua esposa Ana Krantz. Vindos da Alemanha, tinham se estabelecido inicialmente na cidade de…

Leia mais

Advogadas da ABA no ranking Análise Advocacia Mulher 2024

O Análise Advocacia Mulher 2024 traz um ranking das advogadas mais admiradas, conforme o número de vezes que cada profissional é reconhecida em pelo menos…

Leia mais

Arte e solidariedade

A exposição “Amor Arte Amor Criança” foi realizada no dia 12 de dezembro do ano passado na sede da Andersen Ballão Advocacia, em Curitiba, e…

Leia mais