ABA compartilha sua expertise em compliance - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

ABA compartilha sua expertise em compliance

ABA compartilha sua expertise em compliance

Publicado em 07/01/2020

Escritório aplica treinamento sobre o tema em parceria com a AHK Paraná

No dia 17 de novembro, a equipe do Departamento Societário da Andersen Ballão Advocacia compartilhou o seu know how em torno da nova lei anticorrupção e de procedimentos de compliance a um interessado grupo de executivos associados à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná).

A iniciativa fez parte da AHK Akademie, um projeto da Câmara que oferece treinamentos in house a gestores, empreendedores, executivos e demais profissionais do mercado paranaense. O sócio Ivens Henrique Hübert, especialista no assunto, foi o instrutor do treinamento nas dependências da ABA 1.

O fato de uma empresa passar a responder por atos de corrupção realizados por seus funcionários gera preocupação para a iniciativa privada. Afinal, os prejuízos financeiros são grandes se o envolvimento em corrupção for comprovado. De acordo com o advogado Ivens Hübert, uma multa por envolvimento em corrupção pode chegar a 20% do faturamento bruto de uma companhia, valor sujeito à redução em até quatro pontos percentuais em virtude da existência e aplicação de um programa de compliance.

Diante do exposto acima, percebe-se a importância de aprofundar o tema por meio da troca de experiências com profissionais especializados. Durante o encontro, foram compartilhados conteúdos como: a corrupção pública e os agentes privados – práticas ilegais e seu controle; a Lei Anticorrupção; Programas internos de Compliance – códigos de conduta e implementação de práticas de controle e acordos de Leniência.

Na visão do diretor administrativo-financeiro da Bardusch, Carlos Polakowski, que participou do treinamento, uma troca de conhecimentos como essa é muito importante para o dia a dia das empresas. “Estamos imergidos neste assunto pois iniciamos a estruturação do programa de compliance e a previsão é que fique pronto até junho do próximo ano. Além disso, infelizmente a corrupção é algo atual, portanto a discussão torna-se altamente necessária”, completa.

Matérias Relacionadas

Economia criativa avança no Brasil e exige que empresas tratem…

Setor privado pode se tornar impulsionador desse segmento por meio do compromisso com transformação econômica e social A economia criativa tem se consolidado como uma…

Leia mais

Com novas regras, declarar patrimônio no exterior exige preparo técnico…

Há mais de 20 anos, a Andersen Balão presta consultoria especializada em tributação de pessoas físicas com bens e rendimentos fora do Brasil Quem possui…

Leia mais

Mudanças na cidadania italiana serão tema de evento online com…

Evento promovido pela ABA e BMA reúne juristas e ex-deputada ítalo-brasileira para orientar descendentes diante das novas exigências da lei italiana O Brasil abriga a…

Leia mais