Artigos e Publicações

ABA compartilha sua expertise em compliance

ABA compartilha sua expertise em compliance

Publicado em 07/01/2020

Escritório aplica treinamento sobre o tema em parceria com a AHK Paraná

No dia 17 de novembro, a equipe do Departamento Societário da Andersen Ballão Advocacia compartilhou o seu know how em torno da nova lei anticorrupção e de procedimentos de compliance a um interessado grupo de executivos associados à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná).

A iniciativa fez parte da AHK Akademie, um projeto da Câmara que oferece treinamentos in house a gestores, empreendedores, executivos e demais profissionais do mercado paranaense. O sócio Ivens Henrique Hübert, especialista no assunto, foi o instrutor do treinamento nas dependências da ABA 1.

O fato de uma empresa passar a responder por atos de corrupção realizados por seus funcionários gera preocupação para a iniciativa privada. Afinal, os prejuízos financeiros são grandes se o envolvimento em corrupção for comprovado. De acordo com o advogado Ivens Hübert, uma multa por envolvimento em corrupção pode chegar a 20% do faturamento bruto de uma companhia, valor sujeito à redução em até quatro pontos percentuais em virtude da existência e aplicação de um programa de compliance.

Diante do exposto acima, percebe-se a importância de aprofundar o tema por meio da troca de experiências com profissionais especializados. Durante o encontro, foram compartilhados conteúdos como: a corrupção pública e os agentes privados – práticas ilegais e seu controle; a Lei Anticorrupção; Programas internos de Compliance – códigos de conduta e implementação de práticas de controle e acordos de Leniência.

Na visão do diretor administrativo-financeiro da Bardusch, Carlos Polakowski, que participou do treinamento, uma troca de conhecimentos como essa é muito importante para o dia a dia das empresas. “Estamos imergidos neste assunto pois iniciamos a estruturação do programa de compliance e a previsão é que fique pronto até junho do próximo ano. Além disso, infelizmente a corrupção é algo atual, portanto a discussão torna-se altamente necessária”, completa.

Matérias Relacionadas

Ombudsman da ABA quer dar ainda mais agilidade ao trabalho…

A ideia da atuação do ombudsman é fazer a ponte entre o advogado e o cliente quando necessário Objetivando um atendimento ainda mais personalizado e…

Leia mais

O que muda com a nova Lei sobre tributação de…

Advogado tributarista destaca que é essencial manter toda a documentação suporte, como  extratos bancários e balanços das empresas no exterior, para eventual apresentação à Receita…

Leia mais

A responsabilidade do empregador sobre atos do empregado

Apesar de ocorrer a responsabilização do empregador por ato do empregado, é possível que o empregador busque o ressarcimento por eventuais prejuízos causados pelo empregado…

Leia mais