Artigos e Publicações

ABA e IDEFA lançam guia para simplificar operações de fusão e aquisição

Publicado em 03/10/2022

A Andersen Ballão Advocacia está à frente de diversas iniciativas jurídicas, além de manter atuação tradicional no desenvolvimento econômico e cultural do Paraná. Um exemplo na esfera do direito empresarial é o “Guia dos Documentos das Transações de M&A”, de autoria de dois advogados da casa, que acaba de ser lançado em setembro de 2022 e trata de Mergers and Acquisitions ou, seja, operações de fusão e aquisição, em português.

A publicação é uma iniciativa do IDEFA – Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Fusões & Aquisições, associação civil sem fins lucrativos, criada em 2020 por um grupo de escritórios de advocacia e empresas de consultoria que visam contribuir para o desenvolvimento das atividades das empresas de médio porte e do setor de fusões e aquisições.

Dado o crescimento das operações desta natureza no âmbito nacional e internacional, a ABA se dispôs a elaborar um guia que elenca e resume os principais documentos jurídicos envolvidos nessas operações para disponibilizar ao mercado – afinal, a profissionalização nessa área interessa a muitos.

“Nossa intenção é simplificar e desmistificar as operações de M&A, que não são tão simples e contam com termos específicos, os quais procuramos pontuar no Guia, como forma de resumo e orientação para quem está iniciando”, explica a advogada Anne Thomas, uma das autoras do Guia. O documento se concentra na esfera jurídica da transação.

A advogada conta que as etapas a serem seguidas nas transações de M&A, como a due diligence (e a consequente elaboração do relatório de due diligence), a elaboração do contrato de compra e venda de ações, do termo de fechamento, entre outros, exigem a atuação de profissionais da área para trazer segurança às partes. Pode-se dizer que a contratação dessas pessoas é medida essencial para o sucesso do projeto.

“Nossa intenção é trazer ao mercado vários manuais e guias que demonstrem ao empresariado do Paraná o que é e como funciona uma operação de M&A. Nesta publicação, buscamos demonstrar o peso dos documentos jurídicos no sucesso de uma operação de M&A, que podemos situar em 90% da operação como um todo”, explica o sócio coordenador do Departamento Societário da ABA, Wilson José Spinelli Andersen Ballão, também autor do Guia.

A ABA é uma das sócias fundadoras do IDEFA, entidade junto à qual busca difundir as operações de M&A no estado do Paraná, com foco nas empresas de médio porte. “Procuro divulgar sempre que possível ao mercado e, em especial, aos empresários paranaenses, que nosso estado tem profissionais capacitados para conduzir operações de M&A de todos os portes”, finaliza o advogado.

Acesse aqui o Guia dos Documentos das Transações de M&A

Matérias Relacionadas

Ombudsman da ABA quer dar ainda mais agilidade ao trabalho…

A ideia da atuação do ombudsman é fazer a ponte entre o advogado e o cliente quando necessário Objetivando um atendimento ainda mais personalizado e…

Leia mais

O que muda com a nova Lei sobre tributação de…

Advogado tributarista destaca que é essencial manter toda a documentação suporte, como  extratos bancários e balanços das empresas no exterior, para eventual apresentação à Receita…

Leia mais

A responsabilidade do empregador sobre atos do empregado

Apesar de ocorrer a responsabilização do empregador por ato do empregado, é possível que o empregador busque o ressarcimento por eventuais prejuízos causados pelo empregado…

Leia mais