Artigos e Publicações

ABA em prol do estreitamento das relações entre Brasil e Alemanha

ABA em prol do estreitamento das relações entre Brasil e Alemanha

Publicado em 07/01/2020

O sócio fundador do escritório é eleito vice-diretor da AHK Paraná

Há 36 anos, a Andersen Ballão Advocacia trabalha para tornar mais próximos os laços entre empresas alemãs e brasileiras. Isso inclui uma constante atuação na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), que promove o fortalecimento das relações entre os dois países. O sócio e fundador da ABA, Wilson José Andersen Ballão, que já atuou como Diretor da AHK PR entre 2004 e 2012, agora foi nomeado conselheiro e escolhido como vice-diretor pelo novo conselho eleito. Conheça um pouco do trabalho de promoção das negociações entre os dois países.

Depois de nove anos à frente da AHK Paraná, Dr. Ballão passou a ocupar uma cadeira no conselho da entidade, sempre por meio de eleições gerais realizadas entre os associados. Este ano, volta à gestão da AHK Paraná como vice-diretor, ao lado do cônsul honorário da Alemanha em Curitiba e conselheiro de administração Andreas Hoffrichter, reeleito diretor da Câmara para a gestão 2016-2018. A AHK Paraná representa cerca de 200 das maiores e mais importantes empresas instaladas no estado e tem em seu conselho diretores de multinacionais de grande porte, como Bardusch, Interprint, Thyssenkrupp, Volkswagen, OKE do Brasil, Robert Bosch, Kleiberit, entre outras.

De acordo com Dr. Ballão, foi a sua formação acadêmica que deu início ao seu estreitamento com as empresas alemãs ainda na década de 80. “Fui agraciado pelo Governo Alemão com uma bolsa de estudos pelo DAAD – Serviço de Intercâmbio Alemão. Foi o que me possibilitou estudar em Hamburgo e o que determinou o meu futuro profissional”, destaca.

Desde que retornou ao Brasil, o advogado já assessorou a instalação de diversas multinacionais provenientes de países de língua germânica em Curitiba. Por meio do departamento de German Desk da ABA, ainda presta consultoria jurídica a empresas alemãs e a empresas brasileiras com interesses na Alemanha. Além de sua relação com a Câmara, o sócio da ABA também é associado e fundador da Sociedade Alemã-Brasileira de Juristas, entidade com sede em Frankfurt e, também, no Clube Concórdia, em Curitiba.
Por toda essa trajetória, em 2015, Wilson Ballão recebeu a Cruz da Ordem do Mérito, mais alta homenagem concedida pela República da Alemanha a cidadãos alemães e estrangeiros.

Matérias Relacionadas

Ombudsman da ABA quer dar ainda mais agilidade ao trabalho…

A ideia da atuação do ombudsman é fazer a ponte entre o advogado e o cliente quando necessário Objetivando um atendimento ainda mais personalizado e…

Leia mais

O que muda com a nova Lei sobre tributação de…

Advogado tributarista destaca que é essencial manter toda a documentação suporte, como  extratos bancários e balanços das empresas no exterior, para eventual apresentação à Receita…

Leia mais

A responsabilidade do empregador sobre atos do empregado

Apesar de ocorrer a responsabilização do empregador por ato do empregado, é possível que o empregador busque o ressarcimento por eventuais prejuízos causados pelo empregado…

Leia mais