
ABA implanta setor de controladoria jurídica
Publicado em 07/01/2020
Nova área vai aprimorar a gestão de processos e acelerar o fluxo de informações processuais
Analisar e aprimorar as suas estratégias de gestão tem sido uma constante para a Andersen Ballão Advocacia. Esse processo se intensificou em 2012, com a contratação de uma consultoria especializada que impulsionou as áreas de Comunicação, Finanças, Gestão de Pessoas e Gerência Jurídica. Em 2016, as mudanças continuam com o desenvolvimento do setor de Controladoria Jurídica da ABA, um órgão que visa aperfeiçoar ainda mais a gestão de processos e elevar a qualidade das informações prestadas aos clientes.
A controladoria jurídica da ABA vai atuar em três frentes: no controle de processos, nos indicadores de desempenho e gestão de carteira e no auxílio às boas práticas de compliance. Para coordenar essas atividades, no início deste ano, a equipe do escritório ganhou um importante reforço: a advogada especializada em Gestão Empresarial Marcella Marinho Vicentini Bordignon, contratada especialmente para a função.
Marcella explica que, no que diz respeito ao controle de processos, o mais novo setor da ABA fará a auditoria dos procedimentos de trabalho de seus profissionais, como o controle de audiências, petições, prazos processuais, entre outras atividades. ”Esse controle vai permitir uma análise mais detalhada de casos específicos e garantir alta segurança aos trâmites de cada processo”, enfatiza a advogada.
Outra responsabilidade da controladoria jurídica da Andersen Ballão será a apresentação de indicadores de desempenho e gestão de carteira. A nova controller explica que a auditoria dos processos vai permitir aos gestores do escritório analisar as estatísticas de suas equipes, carteiras e potenciais: “será possível analisar de forma estratégica o comportamento da carteira de ações e o potencial dos colaboradores”.
Essa constante conferência de informações e a elaboração de estatísticas e indicadores de desempenho da equipe vai trazer, ainda, uma maior transparência no cumprimento das regras de compliance. Segundo Marcella, isso será possível pois a controladoria jurídica “vai potencializar a aplicação de princípios éticos e auxiliar a emissão de relatórios de auditoria a clientes”.
A advogada se declara consciente do grande desafio e responsabilidade que tem pela frente, mas demonstra excelentes expectativas sobre a implantação do mais recente setor do escritório. “Integraremos os métodos já utilizados pelos departamentos da ABA e unificaremos a forma de comunicação. Isso vai trazer maior objetividade de informações e garantia de continuidade no cumprimento das demandas dos clientes com excelência”, coloca.
Matérias Relacionadas

Economia criativa avança no Brasil e exige que empresas tratem…
Setor privado pode se tornar impulsionador desse segmento por meio do compromisso com transformação econômica e social A economia criativa tem se consolidado como uma…
Leia mais
Com novas regras, declarar patrimônio no exterior exige preparo técnico…
Há mais de 20 anos, a Andersen Balão presta consultoria especializada em tributação de pessoas físicas com bens e rendimentos fora do Brasil Quem possui…
Leia mais
Mudanças na cidadania italiana serão tema de evento online com…
Evento promovido pela ABA e BMA reúne juristas e ex-deputada ítalo-brasileira para orientar descendentes diante das novas exigências da lei italiana O Brasil abriga a…
Leia mais