ABA se associa à DEATEC/ACATE e fortalece relação com o setor de tecnologia de SC
Publicado em 06/02/2026
A Andersen Ballão Advocacia formalizou sua associação à DEATEC/ACATE (Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense), entidade que representa o setor de tecnologia no oeste catarinense e atua como articuladora entre empresas, universidades e o poder público para o fortalecimento do ecossistema regional. Com a parceria, o escritório dá mais um passo com o objetivo de se aproximar de instituições e setores da economia de Santa Catarina, estado onde a banca inaugurou uma nova unidade recentemente.
A iniciativa também está alinhada ao propósito da ABA de acompanhar os avanços que vêm redesenhando a dinâmica econômica do Estado, como a expansão do ramo de inovação. Santa Catarina hoje abriga cerca de 29,4 mil empresas de tecnologia, sendo o 6º estado brasileiro com o maior número de negócios ativos do segmento. Também é um dos líderes em relação ao faturamento, pois ocupa 5ª colocação em ranking nacional neste critério, somando R$ 42,5 bilhões só em 2024. Os dados são do Observatório ACATE.
Além disso, como destaca Ana Bonassi, advogada da ABA e responsável pela operação local, a associação também permite acompanhar de perto os dilemas jurídicos mais recorrentes enfrentados por empresas inovadoras. “O vínculo com a DEATEC/ACATE reforça nossa disposição em contribuir com o desenvolvimento jurídico sustentável de um ecossistema que cresce de forma acelerada”, diz.
Segundo ela, a presença da entidade tem sido determinante para a consolidação desse cenário. A DEATEC articula políticas públicas, defende os interesses das empresas de tecnologia e estimula conexões estratégicas entre negócios em diferentes estágios de maturidade. Também promove iniciativas voltadas à qualificação de profissionais e ao incentivo à inovação, como o Painel Profissões Tech, o Café com RHs e o Startup Day.
Por sua vez, a Andersen Ballão Advocacia é, há mais de 46 anos, referência nas áreas do Direito Empresarial e Direito Comercial Internacional, atendendo empresas nacionais e estrangeiras de diversos segmentos dentro dos mais exigentes padrões internacionais. Além da sólida experiência em Direito Comercial e Societário, Tributário, Ambiental, Aduaneiro, Direito do Trabalho, mantém, ao longo dos últimos anos, uma atuação próxima às demandas das empresas em um panorama de inovações aceleradas, com uma equipe especializada em Direito Digital. A proteção de dados está no centro dessa atuação, ao lado da estruturação de contratos digitais, propriedade intelectual, inteligência artificial e análise regulatória de modelos de negócio.Para Ana Bonassi, a parceria possibilitará novos caminhos para a colaboração com o mercado catarinense. “Esperamos contribuir ativamente para a construção de soluções jurídicas alinhadas ao ritmo acelerado de transformação que marca o ambiente tecnológico de Santa Catarina”, afirma.
Matérias Relacionadas
Sucesso de “O Agente Secreto” impulsiona debate sobre fomento e…
Pelo segundo ano consecutivo, o cinema brasileiro ocupa uma posição de destaque nos principais festivais e premiações internacionais. Depois de o sucesso do longa-metragem “Ainda…
Leia mais
Reuniões entre sócios reforçam a gestão colaborativa na ABA
Empresas com comunicação eficaz entre seus diferentes setores e departamentos registram ganhos consistentes em desempenho. É o que comprova um estudo corporativo conduzido pela Harris…
Leia mais
Do contrato à prova, o contencioso exige precisão
Jurisprudência recente destaca falhas contratuais, excessos negociais e desequilíbrios probatórios como causas recorrentes de litígios A resolução de disputas contratuais e patrimoniais nos últimos…
Leia mais